O Brasil está em peso no South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, e não é apenas por ter uma das maiores comitivas. Várias iniciativas trazidas ao evento reforçam os esforços para colocar o país na rota da inovação. Atualmente, os brasileiros representam o público de maior relevância e tamanho sendo por anos a comitiva estrangeira com maior projeção.
Rafael Lazarini, presidente e idealizador do Rio2C, maior evento de inovação do Brasil, que trouxe uma comitiva de curadores e profissionais ao SXSW, destaca que o festival é, inquestionavelmente, a maior vitrine do pensamento de vanguarda no mundo. “Se o Brasil quer fazer parte dessas conversas e integrar esse grupo de pessoas e instituições que estão discutindo o futuro enquanto constroem o presente, tem que estar representado aqui através de suas instituições privadas, poder público e terceiro setor. É muito interessante ver a presença do Brasil se tornando a cada ano mais significante, seja no número recorde de participantes, seja pela maior presença de palestrantes brasileiros nos palcos.”
O executivo também destaca a parceria entre o Rio2C e o SXSW. “Temos esse longo histórico de parceria com o evento. Venho ao SouthBy desde 2007 e foi minha grande inspiração para a criação do Rio2C. Já contamos com a presença dos fundadores e executivos prestigiando nosso evento no Rio e buscamos a cada ano, aumentar esse intercâmbio e colaboração entre os eventos.”
Carros voadores e medicina do futuro
Tecnologia de ponta e colaboração global, por exemplo, foi o tema trazido pelo Hospital Israelita Albert Einstein ao apresentar, pelo segundo ano seguido, um painel. Nesta edição, a instituição reuniu representantes de algumas das maiores entidades de saúde do mundo como Mayo Clinic, Sheba Medical Center, e City of Hope.
“O futuro da saúde passa pela tecnologia, por atividades de colaboração e a grande diferença de estar presente esse ano, em relação ao ano passado, e que trazemos colaboração com entidades parceiras dos Estados Unidos e Israel, mostrando como a gente pode levar equidade, ou seja, saúde de qualidade a todas as pessoas, através da tecnologia e de muita inovação”, disse a Forbes Brasil Sidney Klajner, presidente do Einstein.
A Embraer-X, que há anos marca presença no evento, trouxe, em 2024, mais uma vez, a discussão sobre mobilidade. “Nessa edição do festival, convidamos alguns líderes do ecossistema para conversar sobre o futuro da mobilidade, sobre a urgência da sustentabilidade e aviação verde. Entendemos que inovação e colaboração é o caminho e SXSW é o palco perfeito para esses diálogos, por isso participamos desde 2018, explica Marco Cesarino, cofundador e Executivo de Inovação da Embraer-X.
Inovação democrática e Favela Day
O Itaú Unibanco também marca presença pelo segundo ano consecutivo como um dos principais patrocinadores do evento. De acordo com Rodrigo Montesano, superintendente de marketing do banco, o principal objetivo da parceria consiste em disseminar conhecimento, tecnologia e geração de negócios. “Hoje, o Brasil é o segundo país mais presente no evento, mas o potencial do conteúdo traduzido online é ilimitado”, conta Montesano.
O banco, inclusive, também apoia a Casa São Paulo, iniciativa da InvestSP, agência de desenvolvimento do Estado de São Paulo, que tem como objetivo desenvolver o Estado por meio da atração de investimentos, promoção de exportações, incentivo à inovação e melhorias no ambiente de negócios. A programação da Casa traz nomes do empreendedorismo e inovação do Brasil. Neste domingo, 10, por exemplo, a Gerando Falcões promove o Favela Day no SXSW.
“Queremos mostrar que a inovação social funciona e contribui muito para transformar a pobreza em peça de museu, a partir de iniciativas como o Favela 3D e ASMARA. A favela, além de ser uma potência economicamente ativa, esquecida por muitos, também é um local onde habita a criatividade e, precisamos fazer uso dela para trazer mudanças efetivas para a sociedade”, afirma Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.
Para Marília Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o objetivo é posicionar São Paulo de forma relevante. “O nosso intuito com a Casa São Paulo, que funcionará como um centro de conexões para visitantes de todo o mundo, é posicionar o Estado como um centro de criatividade e inovação, e mostrar tudo o que temos de melhor na nossa Cultura”. Outro projeto, o Diversigames, trouxe Márcio dos Santos Correa, de 26 anos, conhecido como Jamela, para falar no Ignite Talks.
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Na vitrine global de inovação, Brasil expõe tecnologia de ponta e a força da favela