De IA a Big Techs: temas do SXSW ainda geram incertezas nos brasileiros

Levantamento da Hibou Pesquisas & Insights, a pedido da Forbes Brasil, mostra que robôs e fake news são os assuntos de maior efeito negativo na expectativa das pessoas

Pacete
Compartilhe esta publicação:
designer491/Getty Images
designer491/Getty Images

Dos conceitos que mais preocupam estão: robôs e fake news. Para 83% dos entrevistados, esses temas afetam negativamente a sociedade

Acessibilidade


O South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, que ocorre a partir desta semana em Austin, no Texas, traz centenas de temas para o centro das discussões que envolvem tecnologia, inovação e comportamento. De inteligência artificial ao poder das Big Techs, passando por computação quântica e fake news, muitos assuntos chegam ao público geral, outros ficam restritos.

A pedido da Forbes Brasil, a empresa de pesquisa e insights Hibou realizou um levantamento para entender de que maneira as tecnologias mais discutidas no evento afetam a vida dos brasileiros. Foram ouvidas pouco mais de 2 mil pessoas respondendo a seguinte pergunta: pensando na sua vida atualmente, como você enxerga o impacto desses temas?

Em geral, a conclusão da pesquisa é de que o brasileiro ainda está indeciso sobre o impacto das tecnologias ser bom ou ruim em sua rotina. Dos conceitos que mais preocupam estão: robôs e fake news. Para 83% dos entrevistados, esses temas afetam negativamente a sociedade. Outro tema em perspectiva negativa é o uso de IA no trabalho, apontada de forma negativa por 40% das pessoas. No recorte positivo aparece uso de dados para marketing e vendas, apontado por 39% das pessoas. A influência das Big Techs e redes sociais foi apontada como positiva por 44% dos respondentes.

Ligia Mello, CSO da Hibou Pesquisas & Insights, explica que ainda existe uma curva de aprendizado sobre todos esses temas. “O uso de dados no marketing e vendas, há cinco anos era bem menor. Cabe às marcas e aos profissionais construirem esse letramento de uma maneira transparente e de uma forma que o consumidor entenda o que está acontecendo e não que ele tome um susto. O brasileiro quer consumir a tecnologia e quer que ela faça parte da vida dele. Mas ele de ajuda, pra isso acontecer de uma forma segura, ter respeitado a sua opinião respeitada e ferramentas pra aprender mais sobre como esses essas tecnologias funcionam.”

Acompanhe a cobertura do SXSW na Forbes Brasil:

Compartilhe esta publicação: