A partir de 1º de abril, o Google rejeitará e-mails de remetentes em massa, a menos que eles atendam aos novos requisitos de autenticação. Essa regra rigorosa visa reduzir a quantidade de spam que chega às caixas de entrada do Gmail e melhorar a segurança dos usuários.
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Definição de remetente em massa
O Google define um remetente em massa como alguém que envia “perto de 5.000 mensagens ou mais para contas pessoais do Gmail dentro de um período de 24 horas”. Deve-se notar que isso inclui todos os e-mails enviados do mesmo domínio principal, independentemente de quantos subdomínios possam ser usados. Não há data de expiração para a categorização. Como já observado, as diretrizes se aplicam apenas a e-mails enviados para contas pessoais do Gmail. No entanto, todos os remetentes devem obedecer à nova regulamentação — e isso inclui aqueles que usam contas do Google Workspace.
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Regras rígidas de autenticação de domínio a partir de 1º de abril
Em um aviso de atualização do Gmail postado em outubro de 2023, o gerente de produtos da plataforma, Neil Kumaran, explica que “muitos remetentes em massa não protegem e configuram adequadamente seus sistemas, permitindo que atacantes se escondam facilmente em seu meio”.
Por isso, a partir de 1º de abril, todos os remetentes em massa serão obrigados a autenticar seus e-mails usando “práticas recomendadas e bem estabelecidas”. Entre as mudanças recomendadas, estão: Autenticação de Mensagem Baseada em Domínio; Relatórios e Conformidade; E-mail Identificado por Chaves de Domínio; e Framework de Política de Remetente.
“Em última análise, isso fechará as brechas exploradas por cibercriminosos que ameaçam todos que usam e-mail”, diz Kumaran.
Botão de “clicar para cancelar a inscrição” se tornará obrigatório em 1º de junho
A partir de 1º de junho, todos os remetentes em massa terão que incluir uma opção de cancelamento de inscrição com um clique. As mudanças de 1º de junho também exigirão que os remetentes em massa processem os pedidos de cancelamento de inscrição dentro de 48 horas.