Hoje em dia, a maioria das pessoas depende de um celular. Três quartos dos usuários em todo o mundo os usam para conversar ou enviar mensagens, seis em cada dez para serviços bancários e quase metade para navegação, de acordo com a Statista.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Segundo o Pew Research, 15% dos adultos nos EUA usam internet “apenas por meio do smartphone”, já que não possuem serviço de rede residencial. Tudo isso significa que, se algo der errado e seu telefone for hackeado, sua vida pode virar de cabeça para baixo.
Como alguém pode hackear meu telefone?
Os criminosos têm várias maneiras de assumir o controle ou roubar informações de um telefone. Todos aparelhos, do iPhone ao Android, são vulneráveis.
Entre as técnicas mais comuns estão: enganar o usuário para clicar em um link malicioso e redes de Wi-Fi públicas falsas. Outra técnica envolve uma troca de chips, na qual um atacante persuade o provedor de celular da vítima a transferir seu cartão SIM para um dispositivo sob seu controle; além de cabos USB ou carregadores infectados.
Leia também:
- Startup de R$ 50 bilhões quer construir aplicativo “faz tudo”
- Apple perde posto de maior fabricante de celulares para Samsung
- Vazamento afirma que iPhone 16 terá duas cores inéditas
Como verificar se seu telefone foi hackeado:
-
Canva Images Verifique a bateria do celular
Um sintoma comum de que seu celular foi hackeado é uma bateria que descarrega rapidamente. Isso também pode fazer com que o telefone superaqueça.
-
Canva Images Revise sua conta telefônica
Outro sinal de hackeamento do celular são contas mais altas do que o normal, já que seu telefone realiza atividades não autorizadas.
-
Canva Images Faça uma auditoria nos aplicativos do seu celular
Se seu celular foi hackeado, novos aplicativos podem aparecer inesperadamente e aplicativos existentes podem demorar muito tempo para carregar.
-
Canva Images Reconheça notificações e configurações suspeitas
Às vezes, notificações inesperadas, códigos de autenticação de dois fatores não solicitados ou pop-ups podem começar a aparecer, e configurações como permissões de câmera ou microfone podem mudar.
-
Anúncio publicitário -
Canva Images Verifique suas contas
O maior sinal de alerta de todos é se encontrar inesperadamente bloqueado do seu próprio ID Apple ou conta do Google.
-
Canva Images Execute software antivírus
Instalar e executar um pacote de software de segurança respeitável deve revelar com certeza se um telefone foi realmente hackeado. Existem alguns aplicativos populares disponíveis:
Bitdefender
Norton
Kaspersky
AVG
McAfee
Verifique a bateria do celular
Um sintoma comum de que seu celular foi hackeado é uma bateria que descarrega rapidamente. Isso também pode fazer com que o telefone superaqueça.
O que fazer se seu telefone foi hackeado?
Se você descobrir que seu telefone foi hackeado, há uma série de etapas importantes que precisam ser feitas imediatamente para tentar evitar que os hackers causem mais danos do que o necessário:
- Entre em contato com suas instituições financeiras para bloquear contas e avisar sobre o crime;
- Altere suas senhas;
- Remova aplicativos suspeitos;
- Restaure as configurações de fábrica do telefone se o aparelho for completamente comprometido;
- Alerte seus amigos
Como proteger seu telefone de hackers futuros
Se você já foi ou não hackeado, existem várias medidas básicas de segurança que você pode tomar para manter seu telefone seguro de ataques futuros. O primeiro, e mais direto, é garantir que você tem um bom pacote de segurança, como um dos listados acima, instalado e atualizado.
Também certifique-se de que suas senhas são fortes e fique atento a estações de carregamento e redes de Wi-Fi públicas e, como precaução adicional, desligue seu Wi-Fi e Bluetooth quando eles não estiverem em uso. Para proteção adicional, você pode criptografar seu telefone, bloquear seu cartão SIM e usar uma rede privada virtual. E tenha muito cuidado com lojas de aplicativos de terceiros: prefira Google Play e App Store.