A Meta diz que a filosofia por trás do novo design está relacionada aos “princípios” de manter o WhatsApp simples, confiável e privado. “Fizemos as escolhas adequadas para criar fluxos intuitivos e claros para que as pessoas possam se conectar universalmente ao mesmo tempo em que cuidamos da sua segurança. Prestamos muita atenção em como os usuários utilizam seus dispositivos e projetamos nossa interface para complementar sua experiência, para que o WhatsApp pareça familiar e fácil de navegar.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O que isso significa na prática?
O WhatsApp garante que atualizou o visual do aplicativo com cuidado para que “as mudanças não afetem a memória muscular das pessoas”. O que é bom, porque não há nada pior do que uma atualização confusa.
O aplicativo também conta que introduziu uma nova paleta de verde para uma experiência unificada. “Consideramos mais de 35 cores, mas optamos pelo verde icônico do WhatsApp e por uma paleta que permite combinações harmoniosas em toda a plataforma. Também aumentamos o uso de cores neutras, nos permitindo mais seletividade sobre onde e como o verde é usado.”
Leia também:
- TikTok rotulará imagens e vídeos gerados por IA
- Mulheres são maioria entre os influencers, mas dinheiro desse mercado está na mão dos homens
- “Eu sou uma mãe mais presente”: como a tecnologia está redefinindo a maternidade de mulheres brasileiras
As novidades parecem inofensivas, mas as reações foram severas quando a versão chegou aos telefones de alguns usuários. Principalmente com reclamações sobre as novas cores.
O problema é que esta não é uma atualização opcional: todos irão recebê-la e não há como recusar.
Existem diferenças entre as versões do aplicativo para iPhone e Android. Por exemplo, o guia de conversas no iPhone é chamado de “Conversas”, enquanto no Android existe apenas o logotipo do WhatsApp .
“Ouvimos que as pessoas queriam um modo escuro mais escuro, então focamos em um contraste maior e tons mais profundos para reduzir a tensão nos olhos em ambientes com pouca luz”, a Meta afirma.
As alterações também introduziram um novo layout para anexos, projetado para facilitar o envio de fotos e vídeos no iOS, substituindo o menu de tela cheia por uma bandeja que pode ser expandida para acessar diferentes recursos.