A IBM divulgou, nesta semana, um estudo que mostra que 82% dos CEOs brasileiros acreditam que transparência da IA generativa – e outras novas tecnologias – é a chave para conquistar a confiança dos clientes. Por isso, 62% dos CEOs entrevistados concordam que a governança para inteligência artificial generativa deve ser estabelecida à medida que as soluções são projetadas, garantindo que a ética, a transparência e a conformidade regulatória estejam integradas desde o início, em vez de serem abordadas somente após a implantação.
Realizado com 3.000 CEOs de mais de 30 países e 26 indústrias, incluindo o Brasil, o estudo global anual da IBM, The CEO Study 2024, destaca ainda que 51% dos CEOs brasileiros entendem que a vantagem competitiva das suas empresas dependerá de quem tem a IA generativa mais avançada. Além disso, 57% dos altos executivos do País relatam que sua equipe já tem o conhecimento e as habilidades necessárias para incorporar IA generativa aos sistemas de suas operações. Por outro lado, 59% deles reconhecem que estão com dificuldades para preencher cargos-chave que envolvem a tecnologia.
Neste contexto de sucesso nos negócios com a adoção da IA generativa, 74% dos executivos brasileiros destacam que o êxito dessa tecnologia dependerá mais da aceitação, do engajamento das pessoas e da cultura organizacional do que das capacidades técnicas da própria tecnologia.
Por fim, o estudo aponta que as transformações digitais das empresas devem continuar firmes em 2024: 78% dos CEOs do País planejam manter ou acelerar o ritmo de mudança transformacional de sua organização neste ano, sendo que 68% vão correr mais riscos do que a concorrência para manter sua vantagem competitiva no mercado. “Estamos em um momento do mercado brasileiro em que as empresas estão adotando a IA em busca de potencializar a eficiência e a produtividade dos negócios – não estamos mais em uma fase de experimentação. Precisamos entender como a tecnologia pode auxiliar as empresas na criação de novos modelos e oportunidades de negócios e assim atingir novos patamares de ROI. No entanto, as organizações também enfrentam barreiras significativas para a adoção da IA, como desafios de integração e escalabilidade, governança da IA, complexidade dos dados e limitação de habilidades ”, explica Marcelo Flores, gerente geral de IBM Consulting Brasil.
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“À medida que as empresas incorporam a IA generativa na estratégia de negócio, é fundamental que executivos construam uma mentalidade cultural que promova a adoção e conduza as pessoas pelas mudanças da forma correta. E esse tem sido nosso papel junto aos clientes e no mercado”, complementa Flores.