O Whee, novo aplicativo da ByteDance, empresa responsável pelo TikTok e CapCut, foi descoberto em meados de junho pelo site Android Police. A rede social conta com um layout semelhante ao do Instagram e é descrita como “o lugar para amigos próximos compartilharem momentos da vida em fotos”.
Além da competição direta com a Meta, a proposta do Whee é familiar a de um aplicativo que se popularizou em 2023, o BeReal, onde os usuários são estimulados a compartilhar imagens espontâneas em situações aleatórias do dia.
Leia também
Embora a página do Whee já esteja disponível na Play Store, loja de aplicativos do Android, as operações da plataforma ainda não foram disponibilizadas no Brasil. De acordo com o Android Police, apenas 12 países receberam a novidade da ByteDance.
TikTok Notes
Em abril deste ano, a empresa chinesa fez sua primeira ofensiva contra o Instagram com o lançamento do TikTok Notes, rede social de fotos com um feed similar ao do Pinterest, mas com a possibilidade de seguir e interagir com amigos.
EUA vs TikTok
Abril foi um mês conturbado para a ByteDance. No dia 25, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, promulgou um projeto de lei que obrigará a gigante chinesa a vender sua joia da coroa, o TikTok. Se não o fizer, o aplicativo será proibido nos Estados Unidos.
Biden e a Casa Branca enfatizaram que a proibição do TikTok não é a intenção da legislação e que, em vez disso, eles simplesmente querem que o aplicativo continue operando nos EUA com um proprietário americano.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mas está surgindo um consenso de que separar o TikTok da ByteDance será praticamente impossível. As reportagens da Forbes sobre a plataforma mostraram repetidamente até que ponto as duas empresas estão interligadas. Os funcionários disseram que há uma grande sobreposição entre as empresas.