As empresas chinesas de inteligência artificial (IA) estão agindo rapidamente para atrair utilizadores da tecnologia OpenAI, na sequência de relatos de que a empresa norte-americana planeja restringir o acesso à sua interface de programação de aplicativos (API) na China e em outros países.
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, está planejando bloquear o acesso à tecnologia usada para construir produtos de IA para entidades na China e em alguns outros países, informou o jornal estatal chinês Securities Times nesta terça-feira.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O ChatGPT não está disponível na China continental, mas muitas startups chinesas conseguiram acessar a plataforma a API da OpenAI e usá-la para construir seus próprios aplicativos, disse o Securities Times.
A reportagem acrescentou que, desde segunda-feira, os usuários chineses da plataforma receberam emails avisando que estão em uma “região que a OpenAI não suporta atualmente” e que medidas adicionais para bloquear o tráfego de API de algumas regiões seriam tomadas a partir de 9 de julho.
Em resposta, o Baidu, principal desenvolvedor de IA da China, disse que lançaria um “programa inclusivo” que ofereceria aos novos usuários migração gratuita para sua plataforma Ernie.
Para usuários do OpenAI, o Baidu fornecerá tokens adicionais do modelo emblemático Ernie 3.5, correspondendo à escala de uso do OpenAI, disse a unidade de nuvem do Baidu em um comunicado. Tokens são unidades de texto processadas por modelos de IA.
O Alibaba Cloud também aderiu, oferecendo tokens gratuitos e serviços de migração para usuários da API OpenAI por meio de sua plataforma de IA. O modelo Qwen-plus da empresa tem um preço significativamente inferior ao GPT-4, de acordo com o Alibaba.
Zhipu AI, outro grande player no setor de IA da China, anunciou um “Programa Especial de Migração” para usuários da API OpenAI.
“Nosso modelo GLM compara totalmente com o ecossistema de produtos da OpenAI”, disse Zhipu AI em comunicado aos desenvolvedores visto pela Reuters. “Com nossa tecnologia totalmente desenvolvida por nós mesmos, garantimos segurança e controlabilidade.”
Numerosas empresas chinesas lançaram chatbots alimentados por seus próprios modelos de IA no ano passado.