O núcleo da Terra segue desacelerando e isso pode tornar os dias mais longos. Essa constatação é de um novo estudo realizado por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia. Eles apontam que o núcleo interno da Terra está desacelerando em relação à superfície do planeta.
-
Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Ainda que as consequências desse fenômeno sejam desconhecidas, um dos principais efeitos é um aumento na extensão dos dias. A pesquisa foi divulgada na revista Nature nesta quarta-feira, 12.
O que e o núcleo da Terra?
O núcleo da Terra é a camada mais interna do nosso planeta, localizada abaixo do manto e composta principalmente por ferro e níquel. Essa região fascinante, com cerca de 3.480 km de espessura e temperaturas que podem chegar a 6.000°C, é dividida em duas partes distintas: o núcleo externo e o núcleo interno.
A movimentação do núcleo da Terra ainda e fruto de outros estudos. No inicio de 2023, os sismólogos Yi Yang e Xiaodong Song, da Universidade de Pequim, que acompanham o fenômeno desde 1995, identificaram e documentaram, por meio de um artigo publicado na revista Nature Geoscience, que o núcleo da Terra parou de girar mais rápido que o próprio Planeta.
Leia também:
- Nepo babies: conheça filhos de famosos que transformaram a visibilidade em sucesso
- Amazon e Vrio lançarão internet via satélite na América do Sul, competindo com Starlink
- iOS 18: nova função da bateria do iPhone pode acelerar o carregamento