O iMessage, da Apple, está prestes a mudar drasticamente. E, possivelmente, as mudanças afetarão aplicativos de mensagens concorrentes, como o WhatsApp.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Especula-se que na próxima segunda-feira, 10 de junho, a empresa anunciará a disponibilidade do Rich Communication Services (RCS) para o iPhone. O RCS é uma forma avançada de mensagens e significa que os textos enviados entre iPhones e Androids terão recursos extras, o que não era possível antes da atualização.
Leia também:
- MrBeast é coroado como o canal do YouTube com mais inscritos do mundo
- Nvidia ultrapassa Apple e se torna a segunda empresa mais valiosa do mundo
- CIO da TIM: “IA pode ajudar a resolver problemas do Brasil”
Já sabíamos há algum tempo que o suporte RCS estava a caminho. No entanto, o momento, se correto, é uma grande notícia, pois a expectativa era para o final de 2024. Abrar Al-Heeti, do CNet, comenta que a mudança “fará com que enviar mensagens de texto para usuários de Android pareça algo menos arcaico”.
O relatório também lista algumas mudanças no horizonte: “Determinados recursos permanecerão exclusivos no iMessage ou no aplicativo Google Messages. Por exemplo, enquanto você pode editar ou cancelar o envio de textos no iMessage, provavelmente você não poderá fazer isso para mensagens enviadas via RCS. E ainda não está claro se as mensagens enviadas entre celulares Android e iPhones serão criptografadas de ponta a ponta.”
Por que os usuários optam pelo WhatsApp?
Se você enviar uma mensagem de um iPhone para outro, você pode ver se a outra pessoa está digitando, jogar em tempo real ou ver balões e confetes preenchendo a tela.
O problema é que esses recursos não funcionam bem em celulares Android, essa é uma das razões pelas quais muitas pessoas, especialmente fora dos Estados Unidos, migraram para o WhatsApp, que funciona independentemente do aparelho.
Mas a adoção do RCS no iPhone foi recebida por muitos, incluindo Inderpal Singh Mumick, CEO do hub de mensagens empresariais RCS Dotgo, como “uma grande vitória para os clientes da Apple e uma virada de jogo para o ecossistema de mensagens”.
Então, o que isso significa?
Assim que a atualização chegar, alguns recursos exclusivos de cada plataforma estarão disponíveis em ambas. Portanto, os usuários de Android poderão compartilhar sua localização com os usuários de iPhone e ver indicadores de digitação, além de recibos para mostrar que suas mensagens foram lidas.
Porém, como observa o colaborador da Forbes, Zak Doffman, “o RCS não é criptografado de ponta a ponta. Ele é mais seguro do que o SMS, mas nem de longe tão seguro quanto o iMessage, Google Messages, Signal, WhatsApp ou até mesmo o Facebook Messenger. Isso pode ser corrigido por uma atualização na própria plataforma RCS, que é o que a Apple indicou que pressionaria quando anunciou a mudança no ano passado”.