Em 2029, a Terra pode presenciar um fenômeno raro, o asteroide 99942, apelidado de Apophis, poderá ser visto em abril em parte da Europa, África e Ásia. Com 375 metros de diâmetro, ele é maior que a Torre Eiffel, que possui 324 metros, e passará a 32 mil km do planeta.
O fenômeno poderá ser visto da Europa, África e partes da Ásia. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), a possibilidade de o asteroide colidir com a Terra é inexistente. Os cientistas apontam que um asteroide como este só passa próximo da Terra a cada 10 mil anos.
Leia também
A passagem será acompanhada pela missão Ramses, que consiste em uma sonda espacial que vai acompanhar a trajetória do Apophis até a proximidade com a Terra. Os dados coletados durante a missão serão utilizados para entender vários tipos de ameaças vindas do espaço, além de ajudar na identificação de outros asteroides.
O que são Asteroides?
Asteroides são pequenos planetas que orbitam o Sol, mas não são grandes o suficiente para serem considerados planetas propriamente ditos. Eles se formam a partir da aglomeração de rochas e metais que sobraram da formação do Sistema Solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos.
Os asteroides podem ter tamanhos bem diferentes, desde alguns metros até centenas de quilômetros de diâmetro. A maioria deles possui forma irregular, com crateras e outras marcas esculpidas por colisões com outros objetos espaciais ao longo do tempo.
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.