Os itens preferidos de compra na internet variam de acordo com o perfil geracional. Essa é uma das constatações de um levantamento feito pelo Mercado Ads, unidade de negócios e publicidade do Mercado Livre. Segundo o estudo, Millennials e Geração X representam 79% da audiência do site de compras, enquanto a Geração Z é o grupo que mais cresce como consumidores de e-commerce. A pesquisa destaca como diferentes faixas etárias, desde os Baby Boomers até a Geração Z, estão utilizando o e-commerce para compras. Baby Boomers preferem eletrodomésticos e itens de casa, móveis e decoração, além de apresentarem um aumento de 60% em gastos com alimentos e bebidas .
A Geração X gasta 60% a mais em música, filmes e seriados e tem ticket médio acima de outras gerações. “As diferenças marcantes nas preferências de compra entre as faixas etárias nos chamaram a atenção. Por exemplo, os Baby Boomers tendem a preferir eletrodomésticos e itens de casa, móveis e decoração, com um aumento significativo de 60% em gastos com alimentos e bebidas. Já a Geração X destaca-se por gastar 60% a mais em música, filmes e seriados. A Geração Z é o grupo que mais cresce, apresentando um aumento de 48% em gastos, especialmente em celulares e itens tecnológicos. Esses insights são valiosos para entender melhor as necessidades específicas de cada geração e como podemos atendê-las de forma mais eficaz”, explica Mario Meirelles, Diretor Sênior de Mercado Ads do Brasil.
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Estilo de vida
A pesquisa ainda mostra diferenças em momento de vida e perfil. Os focados na família são a maior audiência com 24% de representatividade em faturamento e crescimento de 75% em itens para bebês e ferramentas; decoradores da casa são o terceiro estilo em faturamento, com um crescimento de 128% em eletrodomésticos portáteis e acessórios de cozinha e jardim; esportistas mostraram um crescimento de 217% em itens relacionados ao futebol e 112% em celulares; gamers, com um ticket médio 56% acima da média, tiveram um aumento de 84% em compras de smartphones.