Pessoas interessadas na própria saúde estão sempre em busca de maneiras de melhorar, seja com uma dieta balanceada ou com a prática de mindfulness e meditação. Logo, o tamanho da indústria fitness global cresce cada vez mais. De acordo com um estudo da McKinsey, o mercado mundial de bem-estar está estimado em mais de 1,5 trilhão de dólares, com um crescimento anual de 5 a 10%.
A tecnologia há muito tempo desempenha um papel importante nesse setor. No entanto, abordagens tecnológicas existentes, como contadores básicos de calorias ou de passos, só conseguem oferecer insights simples. Com a ajuda da IA, as pessoas podem obter soluções mais profundas para melhorar seus resultados e potencializar a qualidade de vida.
Leia também
Dispositivos vestíveis e monitoramento adicional
A tecnologia vestível, por exemplo, se tornou fundamental para a rotina de pessoas ligadas ao movimento fitness. Não é incomum ver atletas usando smartwatches, anéis inteligentes e outros dispositivos regularmente. Isso acontece porque esses aparelhos capturam uma variedade de dados sobre a saúde ao longo do dia.
Os vestíveis ajudam a proporcionar uma visão mais holística da saúde de uma pessoa. E, quando alimentados por IA, esses dispositivos fornecem estatísticas e análises em tempo real, incluindo o nível de atividade, monitoramento da frequência cardíaca, calorias queimadas e até a saúde do sono.
O Apple Watch, por exemplo, utilizam IA para fornecer insights de saúde altamente personalizados. Já o anel da Oura usa IA para monitorar o sono e a atividade diária para fornecer recomendações.
Dispositivos vestíveis impulsionados por IA também permitem que os usuários ajustem em tempo real algumas configurações para prevenir lesões, evitar sobrecarga ou recomendar ajustes adicionais que podem impactar positivamente o desempenho.
Programas personalizados para manter o foco
Aplicativos fitness impulsionados por IA estão criando planos de treino sob medida com base em dados individuais. O Aaptiv usa a tecnologia para oferecer rotinas de exercícios personalizadas que levam em consideração as preferências do usuário, seus objetivos de saúde, bem como seu nível de condicionamento.
O MyFitnessPal, app de rastreamento de calorias, utiliza IA para ajudar as pessoas a se manterem na dieta. Com a ajuda da tecnologia de visão computacional, o usuário pode tirar uma foto de sua refeição e o aplicativo reconhece os alimentos na imagem, sugerindo opções verificadas de seu banco de dados para ajudar os usuários a rastrearem as refeições com precisão e agilidade.
Meditação e mindfulness também têm crescido em popularidade nos últimos anos. Há uma série de apps que surgiram para ajudar a guiar os usuários em sua jornada de relaxamento e foco, como o Headspace, que usa IA para analisar sessões anteriores do usuário no aplicativo, suas preferências pessoais e comportamento e, a partir disso, recomenda conteúdos de meditação, exercícios de mindfulness ou conteúdos para melhorar a qualidade do sono. Além disso, o app ajusta a dificuldade ou o foco das sessões com base em como os usuários avaliaram as experiências anteriores.
Escolhas do editor
Kathleen Walch é contribuidora da Forbes EUA