No último domingo, 18 de agosto, um fenômeno óptico incomum surpreendeu os moradores de Chengdu, uma cidade localizada no sudoeste da China. Durante o entardecer, o céu pareceu exibir não apenas um, mas sete sóis alinhados no horizonte, criando uma imagem que durou apenas de um a dois minutos, mas que foi suficiente para capturar a atenção de dezenas de pessoas que rapidamente registraram o evento.
Assista ao vídeo divulgado pelo jornal chinês Shanghai Daily:
Seven “suns”🌞appeared in the sky of Chengdu, SW #China‘s Sichuan on Monday. The stunning phenomenon is likely a result of light refraction and scattering. pic.twitter.com/iN4ejMlbIT
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) August 20, 2024
Especialistas explicam que o fenômeno não passa de uma ilusão de ótica. A visão dos múltiplos sóis foi causada pela refração e reflexão da luz em camadas de vidro. Cada camada de vidro cria uma imagem refletida. Além disso, dependendo do ângulo de visão, a quantidade de imagens pode variar.
Leia também
Enquanto a refração altera a direção da propagação da luz, a dispersão também pode ter contribuído para o efeito, pois separa a luz branca em diferentes cores ao passar por um prisma, neste caso, as camadas da atmosfera.
A gravação feita por uma moradora que estava em um hospital da cidade se tornou viral nas redes sociais, deixando muitos usuários intrigados. Especialistas, no entanto, afirmam que o fenômeno foi resultado de uma combinação específica de condições atmosféricas e ângulos de visão, o que torna esse tipo de evento extremamente raro e difícil de reproduzir.