A relação entre inteligência artificial e perda de empregos sempre foi intensa e, em muitos casos, repleta de inverdades. Uma pesquisa da MindMiners, empresa de tecnologia especializada em consumer insights, intitulada “IA: Problema ou Solução?”, mapeou esse e outros desafios no entorno da tecnologia.
O estudo se propôs a identificar a transformação que a IA tem feito na vida das pessoas e empresas. Dentre os resultados estão o fato de que 56% dos entrevistados acreditam que a IA já está gerando impactos na sociedade. Enquanto 12% esperam ver essas mudanças em um ano, outros 20% preveem impactos em cinco anos, e 7% em dez anos. Apenas 4% não acreditam que a IA trará impactos.
Leia também
Os resultados revelam que a maioria da população já percebe a influência da IA em suas vidas, destacando a importância crescente dessa tecnologia. “A Inteligência Artificial não é apenas um conceito futurista, ela está moldando a maneira como vivemos e trabalhamos hoje”, reforça Renato Chu, CEO da MindMiners. “Os dados da pesquisa demonstram que os brasileiros estão conscientes das mudanças, e a maioria espera que a IA continue a evoluir e a trazer benefícios concretos.”
Além disso, a pesquisa identificou os principais sentimentos em relação às mudanças que já observaram e às que ainda estão por vir com o avanço dessa tecnologia: 25% curiosidade, 15% insegurança, 13% receio, 12% otimismo e 8% medo. Em outras palavras, as pessoas têm percebido as mudanças e demonstrado interesse pelo tema. No entanto, as mudanças que a tecnologia pode trazer ainda não são claras, gerando sentimentos de desconforto.
Carreira e mercado
O estudo da MindMiners ainda destaca que 56% interagem com alguma ferramenta, aplicativo, sistemas ou serviços que tenham inteligência artificial, e 54% acreditam que a IA vai ajudá-los no dia a dia, melhorando a produtividade. Quando questionadas as áreas de atuação daqueles que utilizam a IA no trabalho, 21% são da área de tecnologia, 10% educação e 8% vendas e atendimento ao cliente.
Ainda no ambiente corporativo, a introdução massiva da IA também traz preocupações legítimas. O receio de que a automação possa substituir empregos é uma preocupação real para muitos trabalhadores. Conforme a pesquisa, 33% dos respondentes têm medo de perder seus empregos para a IA. Este é um sentimento que não pode ser ignorado, ao refletir uma ansiedade sobre a estabilidade e segurança no emprego. Por outro lado, 40% discordam dessa ideia, o que sugere que uma parte significativa da população vê a IA como uma aliada que pode complementar suas habilidades, em vez de substituí-las.