A maior e melhor chuva de meteoros do ano está chegando, e a Nasa já começou a responder perguntas sobre como ver o maior número possível de “estrelas cadentes”. Por enquanto, o principal conselho da agência espacial é: saia da cidade e encontre céus limpos e sem iluminação artificial.
Um local com uma visão clara e desobstruída do céu noturno é essencial. A melhor ideia é se afastar o máximo possível da poluição luminosa urbana. Acampar em áreas rurais é uma ótima ideia.
Leia também
Outra dica importante é: faça muitas pausas. Ninguém consegue olhar intensamente para o céu noturno por mais de 30 minutos. Porém, evite olhar para o celular ou qualquer outra luz branca, isso pode arruinar sua visão noturna.
Em 2024, a chuva de meteoros Perseidas ocorre entre os dias 14 de julho e 1 de setembro, com o seu auge na noite de domingo, 11 de agosto, e na madrugada de segunda-feira, 12 de agosto.
O evento celeste é causado pela poeira e detritos deixados no sistema solar interno pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. O Swift-Tuttle passou por aqui pela última vez em 1992 e deve retornar em 2125.
Confira 8 imagens impressionantes da chuva de meteoros Perseidas:
-
Reprodução/Fremont Peak Observatory Association Califórnia, Estados Unidos.
-
Reprodução Alberta, Canadá.
-
Reprodução Saskatchewan, Canadá.
-
Reprodução Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, EUA.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução Costa do Mar do Maine, EUA.
-
Reprodução/Fotis Mavroudakis Drama, Grécia.
-
Reprodução/James Champagne Logan, Utah, EUA.
-
Reprodução/Jeremy Perez Lake Mary, Arizona, EUA.
Califórnia, Estados Unidos.