O Império Disney é enorme e, em muitos aspectos, não tem paralelo na economia e na cultura americanas. Mas embora o Mickey Mouse tenha quase um século de existência, tempo suficiente para ser considerado uma antiguidade, muito do que acontece na empresa é novo. Esta semana, soubemos que a Disney está prestes a adotar uma tecnologia mais inovadora em seu departamento de pós-produção. Falaremos um pouco sobre isso, mas primeiro, vamos dar uma olhada em algumas coisas que ela já vem fazendo para automatizar suas operações de entretenimento.
IA para engajamento do público: análise facial e muito mais
Antigamente, as empresas tinham que levar as pessoas para uma sala, mostrar-lhes anúncios ou outro conteúdo e fazer perguntas sobre como a apresentação as fez se sentir. Mas agora, por meio de enormes avanços na visão computacional e no processamento de informações, a inteligência artificial pode dizer, apenas observando você, o que pensa sobre o que está vendo e ouvindo. Então fique atento, pois a Disney entrou nessa onda, substituindo os antigos métodos de grupo focal por elaborados equipamentos de vigilância que vão espionar você enquanto você assiste, para ver se você sorri, faz careta ou se vira com desgosto, por exemplo.
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Mundos Imersivos 3-D
Antigamente, havia o conceito de ficção científica de que você estaria assistindo televisão ou jogando videogame e, de repente, estaria dentro daquele mundo. Talvez ainda não tenhamos toda essa tecnologia, mas estamos chegando lá. A Disney também está usando IA para criar mundos imersivos em 3D com gráficos realistas que são renderizados de maneiras diferentes do que eram décadas atrás. Em breve, a tela bidimensional será substituída por um tipo muito diferente de interface, onde você realmente se moverá pelo mundo em 3D. É isso que o metaverso deveria ser, e embora não tenha se tornado social, a tecnologia está aqui.
Novos Projetos na Disney: Projeto de Inovação Pós-Produção é Vago, Por Enquanto
Quanto ao novo projeto de IA de pós-produção da Disney, eles estão demitindo milhares de trabalhadores humanos como parte dessa iniciativa, o que é bem assustador por si só, se você está nesse campo criativo. Isso acontece em meio a notícias de atividade sindical e reação à automação de grandes trocas da operação da Disney, o que nos faz pensar sobre como essa tecnologia mudará praticamente a indústria. Em uma postagem derivada da história do The Wrap, você também pode assistir a um pequeno vídeo com Lili Cheng, da Microsoft.
O CEO da Disney, Bob Iger, disse anteriormente que a IA é uma ferramenta como qualquer outra. “O próprio Walt Disney acreditava muito no uso da tecnologia nos primeiros dias para contar histórias melhores. E ele achava que a tecnologia nas mãos de um grande contador de histórias era incrivelmente poderosa”, disse Iger no showcase do Canva Create em maio. “Não se fixe na capacidade dela de ser disruptiva — fixe-se na capacidade [da tecnologia] de nos tornar melhores e contar histórias melhores. Não apenas histórias melhores, mas de alcançar mais pessoas”, disse Iger na época.
Ele continuou: “Você nunca vai ficar no caminho disso. Não há uma geração de seres humanos que já tenha sido capaz de ficar no caminho do avanço tecnológico”, disse Iger. “O que tentamos fazer é abraçar a mudança que a tecnologia criou e usá-la como o vento nas nossas costas em vez do vento em nossos rostos.”