Com mais de 30 anos de experiência no setor, Joel Santiago assumiu as operações de TI da Marfrig no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile em 2019. Antes de ingressar na gigante da pecuária, o executivo passou 23 anos na Liberty Seguros, de onde saiu como Superintendente de Desenvolvimento de Sistemas.
Em entrevista ao podcast “Forbes Melhores CIOs do Brasil”, Joel Santiago compartilha sua visão sobre a importância da tecnologia para os negócios. “Hoje, vemos os CIOs alcançando a mesma importância dos CEOs. A tecnologia não é mais uma área apenas de backoffice.”
Leia também
No entanto, Santiago reforça que os líderes precisam de cautela quando o assunto é tecnologia. “Não é porque todo mundo fala sobre inteligência artificial que eu preciso investir em inteligência artificial. Temos que investir no que faz sentido para o negócio”, afirma. Para o CIO, a implementação da IA, por exemplo, exige cautela e planejamento, com políticas claras de uso e controle de dados.
Atualmente, a cibersegurança é um tópico prioritário na agenda do executivo, que vê a evolução da área como algo positivo e necessário para o desenvolvimento saudável das operações tecnológicas de qualquer companhia. “A segurança da informação é uma prioridade. É crucial proteger dados sensíveis contra ameaças cibernéticas, especialmente diante das vulnerabilidades que essas tecnologias podem introduzir.”
Por fim, Santiago destaca a importância da ciência de dados para a tomada de decisões mais assertivas e para o o sucesso das empresas no cenário atual.