Ninguém esperava isso da Apple — mas está chegando, e antes do previsto. Com o iOS 18.2, que deve ser disponibilizado ao público no início de dezembro, os usuários poderão definir apps padrão para ligações e mensagens.
Pela primeira vez, você poderá escolher um aplicativo de chamadas com criptografia de ponta a ponta como padrão. Esta é uma excelente notícia. “No iOS e iPadOS 18.2 e versões posteriores, o usuário poderá selecionar um app que não seja o Telefone ou o FaceTime para realizar chamadas”, diz a Apple, orientando os desenvolvedores de aplicativos.
Leia também
Essa talvez seja a atualização mais impactante quando se trata de segurança e privacidade do usuário. Embora alterar o Safari, App Store, o novo aplicativo Senhas ou o iMessage seja útil, na prática, os aplicativos da Apple nesses segmentos são líderes de mercado. Mas com chamadas é diferente.
Com essa alteração, “ao tocar em um número de telefone no cartão de contato, o sistema tentará iniciar a chamada usando o novo app padrão”. Os desenvolvedores também foram orientados a oferecer a opção de “retorno à chamada do sistema” quando o app não puder fazer uma ligação para um determinado número.
Alguns usuários já utilizam o WhatsApp ou o Signal como padrão, colocando-os como favoritos no discador do iPhone. Você também pode definir uma opção de chamada padrão para cada contato, mas isso é um tanto trabalhoso. A possibilidade de configurar apenas uma vez e esquecer é um divisor de águas.
O WhatsApp, por exemplo, permite “usar o teclado para fazer uma chamada para pessoas ou empresas que não estejam salvas nos contatos”, o que significa que ele deve oferecer uma ótima opção de chamadas padrão totalmente criptografada a partir do iOS 18.2. O FaceTime Áudio também oferece chamadas criptografadas, mas o problema de defini-lo como padrão é que ele só funciona para contatos dentro do ecossistema Apple — assim como o iMessage.
Por que isso é tão importante? A CISA, agência de cibersegurança dos EUA, diz que, ao fazer uma chamada em seu dispositivo móvel, você deve “usar um app de mensagens seguro, com criptografia de ponta a ponta e funcionalidade de VoIP”. Isso, segundo a agência, ajuda a evitar o risco de interceptação por agentes mal-intencionados.