A Apple lançou o iOS 18.2, que traz as primeiras funções importantes do Apple Intelligence, além de 21 atualizações de segurança — por isso, você deve instalá-lo no seu iPhone imediatamente.
A atualização inclui reparos cruciais para o Kernel do aparelho e para o WebKit — o motor que alimenta o navegador Safari. O novo iOS também corrige falhas que poderiam permitir que atacantes executassem códigos maliciosos no seu iPhone.
Leia também
A chegada do iOS 18.2 coincide com a decisão da Apple de interromper a opção de escolha entre permanecer no iOS 17 ou migrar para o iOS 18.
Atualizações para dispositivos antigos
Junto ao iOS 18.2, a Apple também lançou o iOS 17.7.3 para usuários com dispositivos mais antigos, corrigindo 14 vulnerabilidades. No entanto, a lista de aparelhos compatíveis é mais restrita do que nas atualizações anteriores do iOS 17. A versão 17.7.3 está disponível apenas para o iPad Pro 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro 10,5 polegadas e iPad (6ª geração).
Isso indica que, se você possui um dispositivo compatível com o iOS 18, não terá mais a opção de permanecer no iOS 17. Permanecer em uma versão desatualizada significa que o seu dispositivo estará vulnerável a ataques.
O que foi corrigido no iOS 18.2?
A Apple não fornece muitos detalhes sobre as correções no iOS 18.2, dando aos usuários mais tempo para atualizar antes que cibercriminosos explorem as vulnerabilidades.
Entre os problemas corrigidos estão três falhas no Kernel, identificadas como CVE-2024-54494, CVE-2024-54510 e CVE-2024-44245. Esta última permitia que um aplicativo causasse encerramentos inesperados do sistema ou corrompesse a memória do Kernel, de acordo com a página de suporte da Apple.
Outra falha preocupante, identificada como CVE-2024-45490, envolvia o componente libexpat. Essa vulnerabilidade permitia que atacantes remotos encerrassem aplicativos de forma inesperada ou executassem códigos maliciosos.
Além disso, o iOS 18.2 corrigiu duas falhas no libxpc, uma das quais podia permitir que um aplicativo obtivesse privilégios elevados.
O WebKit, motor do Safari, também teve quatro vulnerabilidades corrigidas. Essas falhas podiam causar corrupção de memória se o usuário interagisse com conteúdo malicioso da web.
Uma falha específica no recurso Senhas, identificada como CVE-2024-54492 e relatada por pesquisadores da Mysk, também foi resolvida. A vulnerabilidade permitia que um atacante em uma posição privilegiada na rede alterasse o tráfego de dados. Segundo a descrição da Apple, o problema foi solucionado ao adotar o protocolo HTTPS para o envio de informações.
“Desde o lançamento do iOS 18, o novo aplicativo Senhas usava HTTP não criptografado para baixar ícones de entradas de senha, o que representava um risco potencial”, explicaram os pesquisadores da Mysk.
Sean Wright, chefe de segurança de aplicativos da Featurespace, destacou que o uso do HTTP no lugar do HTTPS era “preocupante” e recomendou “atualizar o quanto antes”, apontando também os benefícios das novas funções do Apple Intelligence.
Outras atualizações lançadas junto ao iOS 18.2
Além do iOS 18.2 e do iOS 17.7.3, a Apple também lançou o Safari 18.2, corrigindo quatro falhas no WebKit e uma no próprio navegador. A empresa ainda disponibilizou as versões macOS Sequoia 15.2, macOS Sonoma 14.7.2, macOS Ventura 13.7.2, watchOS 11.2, tvOS 18.2 e visionOS 2.2.
Por que você deve atualizar agora para o iOS 18.2
As atualizações de segurança por si só já são motivo suficiente para que você atualize o seu iPhone para o iOS 18.2. Outro atrativo do iOS 18.2 são as novas funcionalidades, incluindo a integração do ChatGPT da OpenAI ao Siri pela primeira vez.
O iOS 18.2 está disponível para iPhone XS e modelos mais recentes, além dos seguintes dispositivos: iPad Pro de 13 polegadas, iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração e posteriores), iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração e posteriores), iPad Air (3ª geração e posteriores), iPad (7ª geração e posteriores) e iPad mini (5ª geração e posteriores).
Então, o que você está esperando? Vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software e instale o iOS 18.2 o mais rápido possível.