Em um evento astronômico raro, nesta terça-feira (21), Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus e Saturno estarão alinhados e visíveis no céu noturno. Os observadores dispostos a enfrentar alguns desafios, terão uma chance única de contemplar o cosmos.
Apesar do nome, os planetas não se enfileiram perfeitamente. O que ocorre é uma aproximação visual, onde os corpos celestes se agrupam em um espaço relativamente pequeno do céu.
Leia também
O fenômeno ocorre porque todos os planetas orbitam o Sol de maneira quase idêntica: com uma inclinação eclíptica. Quando vistos da Terra, eles parecem se mover ao longo dessa linha imaginária.
O alinhamento desta terça-feira (21) será especial pois quatro dos seis planetas serão visíveis a olho nu: Marte, com seu brilho avermelhado característico, estará na constelação de Gêmeos; Júpiter, o gigante gasoso, brilhará intensamente na constelação de Touro; Vênus, a “estrela da tarde”, resplandecerá na constelação de Aquário; e Saturno, com seus majestosos anéis, também poderá ser observado na constelação de Aquário. Para observar Urano e Netuno, porém, será necessário o uso de binóculos ou um telescópio.
Para não perder o espetáculo celeste, siga estas dicas:
- Comece suas observações logo após o pôr do sol. Vênus, Saturno e Netuno se põem entre 21h e 22h30, então é importante iniciar a observação cedo.
- Encontre um local com pouca poluição luminosa, como um parque afastado do centro urbano ou área rural.
- Use um aplicativo de astronomia para guiá-lo, como o Sky Tonight. Assim, a identificação de cada planeta no céu ficará mais fácil.
No dia 28 de fevereiro, outro alinhamento planetário acontecerá. Desta vez, com sete planetas – Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. A observação seguirá as mesmas dicas, com o evento sendo visível logo após o pôr do sol.