![Foto dos alunos brasileiros premiados pela Nasa](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alunos-premiados-768x512.png)
Anualmente, a Nasa promove um fim de semana de colaboração internacional para a resolução de problemas universais por meio da tecnologia. Durante dois dias, os participantes devem enviar propostas relacionadas ao tema proposto pela agência. Na edição de 2024, denominada “O Sol Toca Tudo”, os inscritos deveriam enviar sugestões relacionadas à melhora da qualidade de vida no planeta e no espaço.
Em meio a 93.520 concorrentes de 163 países, seis alunos de Engenharia da Computação da Unicamp foram premiados pelo projeto “Connected Earth Museum”, um museu virtual interativo com informações sobre as mudanças climáticas. “A partir da proposta geral, escolhemos a categoria ‘Imagine a Nossa Terra Conectada‘. Nosso desafio era o de mostrar como os diferentes sistemas do planeta estão conectados a um nível global e como os seres humanos afetam e são afetados por esses sistemas”, explica Matheus Gasparotto Lozano, representante do grupo vencedor.
Leia também
“Existe esse pensamento de que o ser humano é uma coisa e a natureza é outra. Nosso projeto busca justamente mostrar que não, que estamos conectados. Nós impactamos a natureza e ela impacta a gente”, reitera Lozano sobre o recorte escolhido.
De acordo com o estudante, o grupo, formado por seis alunos — Gabriel Alexander Toledo Mendes, Luc Joffily Ribas, Lucas Nogueira Roberto, Matheus Gasparotto Lozano, Pedro Carvalho Cintra e Riccardo Carvalho Sofer —, iniciou o planejamento uma semana antes da execução, com a escolha das ferramentas necessárias para o desenvolvimento e a maturação da ideia. No entanto, a iniciativa só pôde ser colocada em prática durante as 48 horas estipuladas pela agência espacial.
Assista ao vídeo de demonstração:
Este é o segundo ano consecutivo de vitórias do Brasil na competição, conta Marco Linhares, organizador do Nasa Space Apps Campinas e mestrando da Unicamp. “Começamos com o projeto em 2020 e já foram três times premiados. Isso serve para mostrar que o nosso país tem muito talento e que, basicamente, precisamos de mais oportunidades.”
Depois de quatro meses, Matheus diz que apenas agora a “agora a ficha caiu”. “A vitória é um pouco surreal, porque é uma competição muito difícil.”
A próxima jornada da equipe é conquistar patrocinadores para uma visita ao Goddard Space Flight Center, da Nasa, em Maryland, Estados Unidos, onde os campeões participarão de imersões com cientistas e especialistas da agência. “O grande prêmio é fazer essa viagem em junho, mas a Nasa só faz o convite, os custos são por nossa conta. Então, além do suporte da Unicamp e da farmacêutica EMS, que já é uma apoiadora da edição de 2025, estamos em busca de recursos”, menciona Marco Linhares.
A próxima edição do Nasa Space Apps Challenge ocorrerá nos dias 4 e 5 de outubro de 2025. As pré-inscrições estão abertas no site oficial do programa [clique aqui para acessar].