
Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, o YouTube completou 20 anos. Na ocasião, Neal Mohan, CEO global da plataforma, divulgou suas quatro grandes apostas para o futuro da criação de conteúdo, entre elas, está a inteligência artificial generativa. “Estamos usando IA para ajudar os creators a alcançar mais pessoas”, disse o executivo.
No Brasil, a “previsão” de Mohan já é uma realidade. Youtubers brasileiros utilizam a ferramenta para criar dublagens para diversos idiomas, expandindo o seu alcance global e as oportunidades de monetização — em mercados como os Estados Unidos, a plataforma paga, em média, cinco vezes mais por visualização.
A Curta Hub, startup fundada por Pedro Gelli, Lucas Continentino e Vitor Rabello, eleitos Forbes Under 30 em 2023, já oferece serviços de “clonagem de voz” por IA para alguns influenciadores de seu ecossistema — formado por mais de 60 nomes do universo de entretenimento e games.
“Observamos uma tendência de canais internacionais sendo dublados para o português, mas poucos youtubers brasileiros se aventuravam nesse território e conseguiam fazer a migração do conteúdo. Por isso, nos propusemos a explorar essa oportunidade”, conta Pedro Gelli.
Com bilhões de visualizações e mais de 360 milhões de inscritos no YouTube, MrBeast, criador de conteúdo mais bem pago do mundo, foi o primeiro grande influenciador a utilizar a dublagem como estratégia de expansão, em julho de 2021. Na época, os interessados começavam novos canais com uma segmentação específica para o público de outros países, como o famoso “MrBeast Brasil”.
O sucesso de Jimmy Donaldson (nome real de MrBeast) levou o YouTube a criar a opção “faixas de áudio” para os influenciadores que integram o Programa de Parcerias do YouTube. Desta forma, todos podem produzir dublagens para os seus vídeos e disponibilizá-las diretamente em seu canal oficial.
Pedro Gelli conta que, em 2023, a Curta começou a operação de dublagem com humanos. No entanto, “a dublagem viva era muito custosa”. Então, em 2024, com os avanços da IA, os sócios começaram a “experimentar”. Em 2025, a startup tem a capacidade de dublar mensalmente 400 vídeos utilizando IA.
O criador de conteúdo Lucas Clash On viu sua receita aumentar em R$ 240 mil em um ano após começar a utilizar a dublagem por IA da Curta. Os vídeos do brasileiro já estão disponíveis em oito idiomas, do inglês ao alemão, e todos mantêm o timbre da voz de Lucas.
Segundo Pedro, o que antes custava R$ 60 mil para ser feito com humanos, hoje é realizado com aproximadamente R$ 15 mil graças à inteligência artificial.