
Enquanto Samsung e Apple se preparam para lançar smartphones ultrafinos, a fabricante do iPhone também avança no desenvolvimento de seu primeiro aparelho dobrável.
O tão especulado iPhone Fold já foi descrito de várias formas nos vazamentos que surgiram nos últimos anos. As informações variaram desde um iPad dobrável até um formato semelhante ao Galaxy Z Flip da Samsung. No entanto, o mais recente vazamento, do Digital Chat Station (via Android Authority), sugere que a Apple está trabalhando em um dispositivo no formato de um livro.
Segundo o informante, o aparelho terá uma tela externa de 5,49 polegadas e uma tela interna de 7,74 polegadas. Isso o torna menor que o Galaxy Z Fold 6 (6,3 polegadas e 7,6 polegadas), mas semelhante ao primeiro Google Pixel Fold (5,8 polegadas e 7,6 polegadas), só que um pouco mais compacto.
iPhone Fold: o estilo Apple
Faz sentido que um dos primeiros dispositivos dobráveis da Apple tenha o formato de um livro, já que isso o diferenciaria claramente do restante da linha da empresa. Além disso, isso permitiria o lançamento de outro dispositivo da linha Pro, o que significa especificações mais avançadas, um preço mais alto e, consequentemente, margens de lucro maiores.
O fato de a Apple projetar um iPhone Fold menor que os concorrentes também era esperado. A busca por designs mais finos e elegantes é uma característica da marca. O problema dos smartphones dobráveis, especialmente os modelos em formato de livro, é que eles ainda são voltados para entusiastas de tecnologia. A Samsung tem refinado o Galaxy Z Fold ao longo de seis gerações, mas ele ainda se parece, essencialmente, com dois celulares empilhados.
Acredito que a Apple tentará minimizar isso com um design mais curto e compacto. O novo Oppo Find N5 atualmente detém o título de dobrável mais fino do mercado, com apenas 8,93 mm – praticamente a espessura de uma porta USB-C. Talvez algumas das tecnologias do suposto iPhone 17 Air sejam aplicadas para tornar o iPhone Fold o dobrável mais fino já lançado.
Os outros dois elementos essenciais para um smartphone dobrável – a dobradiça e a tecnologia de tela – também estão sendo desenvolvidos pela Apple. A empresa teria contratado a Lens Technology para fabricar seu vidro ultrafino, o mesmo tipo de material utilizado em todos os dispositivos flexíveis. Quanto à dobradiça, o avanço na redução do vinco tem sido constante entre os fabricantes de dispositivos dobráveis, mas até agora, nenhuma empresa conseguiu eliminá-lo completamente.