
A Netflix anunciou nesta quarta-feira (7) a maior reformulação de interface em mais de uma década. Com um visual limpo e mais informações sobre cada conteúdo, a plataforma contará também com ferramentas de busca alimentadas por inteligência artificial — capazes de entender conceitos subjetivos e pedidos informais, como “quero algo animado e engraçado”.
Para se manter atualizado, o serviço de streaming disponibilizará uma coluna de vídeos verticais para aparelhos móveis, o que facilita a navegação por trailers e clipes para os usuários. A sensação é parecida com o feed de rolagem infinita do TikTok, um dos maiores concorrentes da empresa na disputa pelo tempo de tela do público.
“Acreditamos que é hora de dar um salto gigantesco”, disse Eunice Kim, diretora de produto da Netflix. A nova interface é “mais simples, mais intuitiva e representa melhor a diversidade de entretenimento disponível” no vasto catálogo da empresa.
“A experiência atual foi criada para filmes e séries na TV”, afirmou Kim. “Esta é pensada para o futuro.”
Kim e a diretora de tecnologia, Elizabeth Stone, explicaram em uma apresentação técnica que o visual precisava acompanhar a mudança na programação da Netflix, com uma busca mais responsiva e inteligente. Outro objetivo essencial para a empresa é reduzir a “ginástica ocular” — o esforço necessário para encontrar informações sobre um título.
Atalhos importantes, como a aba “Minha Netflix” — que reúne lembretes e a função “continuar assistindo” — agora ficarão posicionados no topo da tela, com mais destaque.
Ajudar o público a navegar entre as opções quase infinitas de conteúdo e encontrar algo interessante com rapidez é um desafio enfrentado por todos os serviços de streaming — especialmente com o crescimento dos catálogos e o aumento da concorrência. A Netflix, no entanto, é amplamente reconhecida como uma das melhores nesse aspecto, atendendo aos cerca de 700 milhões de assinantes.