A safra de soja do Brasil 2020/21 foi estimada hoje (19) em um recorde de 137,5 milhões de toneladas pela Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), que elevou as expectativas de produção e de exportação do grão e do óleo de soja, após o país ter reduzido a mistura de biodiesel no diesel.
Até abril, a Abiove estimava a produção de soja do maior produtor e exportador global em 136,3 milhões de toneladas.
LEIA MAIS: Brasil mantém mistura de biodiesel e estimula exportação de óleo de soja, diz Abiove
Já a exportação de soja do Brasil em 2021 foi estimada em recorde de 85,6 milhões, ante 84,5 milhões na previsão anterior.
O esmagamento de soja, por outro lado, foi revisado para baixo a 46,8 milhões de tonelada, ante 47 milhões na previsão de abril, com o país consumindo menos óleo de soja para a produção de biodiesel após o governo ter cortado a mistura de 13% para 10%, devido a preços elevados.
Com maior oferta de soja e óleo de soja diante da menor demanda por biodiesel, o país exportará mais as duas commodities, segundo os números.
O embarque de óleo de soja do Brasil em 2021 está agora estimado em 1 milhão de toneladas, ante 700 mil toneladas na previsão de abril.
O óleo de soja responde por mais de 70% da matéria-prima de biodiesel no país.
Entre janeiro e abril, as exportações de óleo de soja do Brasil somaram cerca de 500 mil toneladas, após exportação histórica para um mês de 286 mil toneladas em abril. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.