Após um ano de desenvolvimento, na semana passada, foi apresentada ao mercado uma plataforma online destinada ao comércio em tempo real de fertilizantes. O feito é do misto de agtech e fintech, LeveAgro, que tem à frente o empreendedor Eduardo Nunes. A plataforma online permite que o produtor, na pessoa física ou jurídica, realize a cotação e a compra de fertilizantes.
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo passado por empresas como o Czarnikow
Group e a Louis Dreyfus Company, Nunes fundou em 2014 a NPK Soluções. Agora, vai adiante com a LeveAgro. Ele diz que a ideia da plataforma digital surgiu assim que a pandemia de Covid-19 começou a acelerar a digitalização no agronegócio. “Trabalhando no setor de fertilizantes, com a NPK Soluções, que atendia clientes de porte corporativo, percebemos que todo o trabalho poderia ser agilizado pela plataforma, trazendo vantagens e redução de custos para todos os envolvidos”, afirma Nunes.
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A digitalização é um dos efeitos em todos os setores da economia e o agro não está fora. Produtores rurais, mais do que nunca, têm buscado por ferramentas que possam agilizar seu trabalho. De acordo com um levantamento da McKinsey & Company, realizado no ano passado com 560 agricultores, mais da metade dos entrevistados preferem utilizar interações digitais durante o processo de compra de fertilizantes. O Brasil está perto de 40 milhões de toneladas de fertilizantes entregues no mercado, de acordo com a Anda (Associação Nacional para a Difusão de Adubos).
Não por acaso, a ideia da LeveAgro foi desenvolvida com recursos próprios, com a meta de torná-la sustentável ao “alcançar cinco mil clientes” em 12 meses, espera Nunes. A startup conta com cerca de 180 fornecedores localizados nos mercados nacional e internacional. Os preços dos produtos de prateleira são gratuitos aos produtores, que pagam por assinatura de contratos através do E-CPF, com prazos de pagamentos de até 180 dias. “Fazemos todo o processo burocrático e de cartório, assim como análise de crédito e emissão de CPR (cédula de produto rural) online”, afirma Nunes. A plataforma também permite cotações antecipadas de até um ano, tornando a ferramenta um benchmark de preço de fertilizantes. Além disso, cuida da parte logística das entregas.
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