Nessa semana, a Nestlé Brasil, empresa suíça que produz alimentos no Brasil desde 1921, divulgou o lançamento de uma nova ferramenta para prestar apoio aos agricultores de cacau. Chamado de Theo, inspirado no nome científico do cacaueiro Theobroma cacao, o assistente virtual disponível pelo WhatsApp é programado para responder dúvidas técnicas de produtores sobre as diferentes fases do cultivo do cacau.
“O Theo é a personificação do agrônomo. Desenvolvemos o chatbot para auxiliar cada vez mais os agricultores com informações técnicas e de fácil acesso, compartilhando de maneira simples informações sobre as boas práticas no cultivo do cacau”, explica Pedro Malta, head de Agricultura da Nestlé. Todas as informações que o assistente compartilha sobre plantio, irrigação, poda, colheita e questões nutricionais são baseadas no Boletim Técnico No. 221 da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), instituição pública de pesquisa vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
LEIA TAMBÉM: Por que o 5G é uma das revoluções mais aguardadas no agronegócio
A criação do chatbot humanizado faz parte do programa “Nestlé Cocoa Plan”, criado pela companhia em 2010 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento socioambiental e impulsionar a evolução da cadeia brasileira do cacau. “O Nestlé Cocoa Plan nos coloca ao lado do agricultor e isso permite entender quais são as suas dúvidas e como podemos ajudar no dia a dia”, afirma Malta. Atualmente, 1.100 produtores brasileiros que fornecem cacau para a empresa possuem certificados de boas práticas e rastreabilidade.
Para tirar dúvidas sobre a produção de cacau, basta que o agricultor envie uma mensagem no WhatsApp ao número (27) 99901-1960 e seguir os passos indicados pelo assistente virtual.