O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou a abertura de consulta pública para concessão de 2.565 quilômetros de rodovias entre Rondônia, Mato Grosso e Goiás.
Organizado em quatro lotes, prevê investimentos de R$ 13,6 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. O Ministério da Infraestrutura prevê que o edital do leilão seja publicado no terceiro trimestre de 2022.
LEIA TAMBÉM: Bolsa brasileira bate recorde de IPOs em 2021; veja as ações que mais valorizaram
Quando concedidos, os trechos, que são uma importante via de escoamento da produção do agronegócio, formarão um corredor logístico desde Porto Velho (RO) até o porto de Santos (SP), segundo informações publicadas pelo BNDES em seu site na segunda-feira.
O projeto envolve 20 quilômetros de faixa adicional em pista dupla perto de Goiânia, duplicação de 140 quilômetros entre Vilhena e Porto Velho (RO), 824 quilômetros de terceiras faixas em pista simples, além de 10 pontos de parada para caminhoneiros e pistas marginais das principais travessias urbanas. Também estão previstas a construção do contorno de Goiânia, ligando a BR-050 à rodovia BR-153 e do contorno de Porto Velho.