O publicitário Ricardo Nicodemos, diretor de planejamento da agência RV Mondel Comunicação, tomou posse hoje (28) do cargo de presidente da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), entidade que tem como associados empresas de comunicação e entidades do setor, e também companhias. Entre elas estão grandes multinacionais, como Basf, Bayer, Boehringer Ingelheim, John Deere, e nacionais, como Jacto.
Criada há 42 anos, a entidade nasceu com o objetivo de valorizar as boas práticas de comunicação e marketing do agro. “Estou preparado para assumir os trabalhos”, diz Nicodemus, que nas duas gestões encerradas foi o vice-presidente da ABMRA e que participa da entidade há 15 anos. O cargo de vice-presidente, agora, pertence a Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural, empresa que pertence à holding J&F.
LEIA TAMBÉM: Raízen e Plataforma Capital aportam R$ 10 milhões na Tupinambá Energia
Para o escritor e jornalista, Luiz Tejon Megido, sócio da Biomarketing, que já foi presidente da ABMRA e hoje está no conselho da entidade, é preciso focar a comunicação no conceito de cadeia produtiva. “Marketing, de fato, é a alma do agronegócio. Mas carecemos, gigantescamente, de uma estratégia e coordenação das cadeias produtivas”, afirmou. “A compreensão das cadeias produtivas me parece um passo provocativo e estimulante.” Uma das principais estratégias da ABMRA, nos últimos anos, tem sido justamente estimular esse tipo de reflexão entre as empresas do setor, um caminho que deve ser reforçado.