A empresa norueguesa Yara International ASA adquiriu por um valor não divulgado uma participação de 14% na plataforma brasileira de comércio online de produtos agrícolas Orbia, de propriedade majoritária da alemã Bayer AG.
A medida, formalmente anunciada depois que as partes obtiveram a aprovação das autoridades antitruste brasileiras para o acordo, ocorre em um momento em que a Yara pretende obter 25% de suas vendas de canais online até 2025, disse o vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas, Cleiton Vargas, em entrevista.
“A Orbia era a empresa perfeita”, disse Vargas.
O CEO da Orbia, Ivan Moreno, disse que a Bayer e a brasileira Bravium foram igualmente diluídas para acomodar a Yara como sócia, com a empresa alemã agora possuindo 68,8% da Orbia e a Bravium detendo uma participação de 17,2%.
A Orbia acredita que uma nova geração de agricultores mais jovens comprará cada vez mais insumos online e quer capitalizar isso.
Moreno disse que o investimento da Yara na Orbia, que também lhe dá uma cadeira no conselho, permitirá à empresa “dar um salto”.
LEIA TAMBÉM: Ganhos da Yara no 4º trimestre ficam abaixo do esperado por custos do gás
“A presença da Yara reforça a credibilidade do nosso modelo de negócio”, afirmou Moreno.
No marketplace da Orbia, os agricultores podem comprar sementes, fertilizantes e pesticidas. Eles também podem comercializar soja, milho e café.
A empresa projeta que as vendas da Orbia mais que triplicarão para R$3 bilhões este ano na comparação com 2021, disse Moreno.
Depois de testar as águas no Brasil, um grande produtor de commodities agrícolas, incluindo soja, café e açúcar, a Orbia expandiu suas operações para Argentina, México e Colômbia.
No Brasil, a plataforma conta com cerca de 190 mil agricultores cadastrados.