A John Deere, uma das maiores fabricantes globais de máquinas agrícolas e soluções tecnológicas para o campo, anunciou hoje (18), uma parceria com a DataFarm, spin-off criada em 2018 pelo laboratório IBRA (Instituto Brasileiro de Análise), para o desenvolvimento de análise de carbono no solo a partir de uma tecnologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A parceria tem como meta analisar o yield gap, que representa a diferença entre a produtividade potencial das lavouras de uma propriedade e a real produção que sai do campo. A DataFarm é uma plataforma de inteligência de dados que identifica a origem das perdas de produtividade e fornece insights suportados por algoritmos agronômicos e modelagem climática. “A aproximação com startups, como a DataFarm, é essencial para que a companhia consiga potencializar a integração de novas soluções”, diz Dan Leibfried, diretor de inovação da John Deere na América Latina.“Com essa colaboração, a John Deere visa também potencializar os ganhos sustentáveis das máquinas, já olhando para o mercado brasileiro de crédito de carbono.”
LEIA MAIS: 5 dicas para fundar uma startup de sucesso
A meta é, por meio das ferramentas de análise de dados e conexão presentes nas máquinas da empresa, que seja possível os diagnósticos de yield gap. Para analisar e ajudar a reduzir o gap entre a produtividade real e a atingível, são levados em consideração as interações do clima no ambiente de produção em função do relevo, tipos de solo, compactação e práticas agrícolas. A coleta cria um banco de informações para o produtor. As análises do yield gap podem contribuir, também, para a formação de um banco de dados sobre a agricultura de baixo carbono.
A relação da John Deere com a DataFarm começou há dois anos. A companhia organiza anualmente o Startup Collaborator Program, iniciativa que aprofunda a interação com empresas iniciantes. Em 2020, a agtech foi uma das selecionadas para o programa – além de três outras startups: uma dos EUA, uma da Dinamarca e outra de Israel. “Essa colaboração vai gerar valor compartilhado para todo o ecossistema ao conectar produtores, consultores, parceiros e concessionárias John Deere”, diz o cofundador da DataFarm, Thiago Camargo, juntamente com Armando Parducci. Para eles, a meta é levar, no ambiente digital, “eficiência agrícola, rentabilidade e sustentabilidade do produtor.”