5 dicas para fundar uma startup de sucesso

Conheça quais são os passos essenciais para iniciar uma empresa de tecnologia que conte com equipe qualificada e competitiva

Ray Barker
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

“Quando você está começando um novo negócio, é muito importante fazer sua lição de casa”

Acessibilidade


Quais são as premissas para fundar uma startup de sucesso? Hunter Ray Barker, cofundador da Bullfrog Digital Marketing Agency & SEO Company, dá algumas dicas de como equilibrar capital humano e tecnológico para desenvolver produtos e serviços competitivos. O mais importante, segundo ele, é “reservar tempo para fazer algumas pesquisas e planejar antecipadamente cada etapa, isso faz total diferença.”

Conheça seu público (quero dizer, realmente conheça seu público!)

“Antes mesmo de começar a pensar em seu produto ou serviço, é importante entender quem é seu mercado-alvo. Quais necessidades esse mercado tem que seu produto ou serviço pode atender? Quais são seus pontos de dor? O que os mantém acordados à noite? Onde eles ficam? Depois de ter uma boa compreensão do seu mercado-alvo, você pode começar a desenvolver um produto ou serviço que atenda às suas necessidades. Há uma história fantástica do lendário redator de resposta direta Gary Halbert, que uma vez perguntou a uma classe de jovens empreendedores esperançosos: ‘Imagine que você está abrindo uma hamburgueria na praia e poderia ter apenas uma coisa para ajudar seu negócio a ter sucesso, o que seria?”. Os alunos ofereceram todos os tipos de respostas: carne de alta qualidade, um local matador, delicioso molho secreto. Gary disse a eles como todos eles estavam errados…’Você precisa de…uma multidão com fome.” Você pode ter o melhor produto ou serviço do mundo – se não houver uma multidão faminta para consumi-lo, será difícil manter as luzes acesas.”

Vá lá fora e faça uma pesquisa de cientista maluco

“Quando você está começando um novo negócio, é muito importante fazer sua lição de casa. Isso significa pesquisar seu setor, sua concorrência e seu mercado-alvo. Isso lhe dará uma melhor compreensão do cenário em que você está operando e o ajudará a tomar decisões mais informadas sobre seu novo negócio. Muitos negócios falidos são iniciados “dentro de casa”. Ou seja, os fundadores não saem do escritório, não saem da bolha e não abrem os ouvidos para o mercado. Em vez disso, eles criam produtos e serviços que parecem ótimos para eles, gastam muito dinheiro na esperança de transformá-lo em um negócio, para perceber que ninguém o quer. Não há multidão faminta. Saia do escritório, vá falar com seu mercado-alvo e construa sua startup com base no que eles querem… O que eles realmente querem (não o tipo de “querer” que é fornecido em uma pesquisa básica por e-mail enviada para dizer o que você quer ouvir!)”

Crie um plano de negócios sólido

“Um plano de negócios bem pensado é essencial para qualquer novo negócio, mas é especialmente importante para startups de tecnologia. Como você vai realmente… fazer negócios? Este documento deve descrever suas metas de negócios, estratégias e como você planeja alcançá-las. Também deve incluir projeções financeiras e um plano de marketing. Ter um plano de negócios forte lhe dará um roteiro a seguir ao lançar e expandir seu novo negócio.”

Aumente o capital (ou não?)

“Existem várias maneiras de levantar o capital necessário para fazer seu novo negócio decolar, como investidores-anjo, capitalistas de risco e crowdfunding. Fazer alguma pesquisa sobre as diferentes opções e encontrar o ajuste certo para o seu negócio ajudará a garantir o financiamento de que você precisa. Mas nem todas as startups de tecnologia precisam de financiamento – e alguns fundadores de startups renegados trabalham duro para serem lucrativos desde o primeiro dia. Uma maneira interessante de fazer isso é criar infoprodutos (como eBooks, conteúdo de vídeo, eventos virtuais etc.)”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Construa uma equipe melhor que você

“Uma das coisas mais importantes para qualquer startup é construir uma equipe forte. Também acredito que os jogadores que você tem em seu time devem estar anos-luz à sua frente em seus respectivos departamentos. Isso significa reunir um grupo de pessoas com habilidades e experiência que compartilhem sua visão para o negócio. Ter uma grande equipe no lugar lhe dará uma chance melhor de sucesso à medida que você se lança no mercado e expande sua startup de tecnologia.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: