Um total de 231 navios com 5,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas a bordo deixaram a Ucrânia até agora sob um acordo intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia para desbloquear portos marítimos ucranianos, disse o Ministério da Infraestrutura ucraniano hoje (27).
O ministério informou que nove navios com 345,3 mil toneladas de produtos agrícolas deixaram os portos ucranianos do Mar Negro na terça-feira, incluindo o navio capsize MARAN EXCELLENCE, carregado com 115 mil toneladas de alimentos.
As exportações de grãos da Ucrânia caíram depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro e bloqueou seus portos no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.
A Ucrânia, um grande produtor e exportador global de grãos, embarcava até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes da guerra.
Três portos do Mar Negro foram reabertos sob um acordo assinado em 22 de julho por Moscou e Kiev, e o ministério disse que esses portos são capazes de carregar e enviar ao exterior de 100 a 150 navios de carga por mês.