As exportações de grãos da Ucrânia nos primeiros 17 dias de outubro foram apenas 2,4% menores do que no mesmo período de 2021, apesar do fechamento de vários portos marítimos e da invasão russa, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.
Segundo os dados, em outubro até agora, a Ucrânia exportou 2,12 milhões de toneladas de grãos, principalmente milho e trigo, contra 2,17 milhões de toneladas no mesmo período de outubro de 2021.
Os dados também mostraram que a Ucrânia exportou um total de 10,8 milhões de toneladas de grãos até então na temporada 2022/23 de julho a junho, em comparação com 16,5 milhões no mesmo período de 2021/22.
O volume desta temporada inclui 3,99 milhões de toneladas de trigo, 5,88 milhões de toneladas de milho e 896 mil toneladas de cevada.
Os embarques de grãos do país caíram desde fevereiro, quando a guerra fechou os portos da Ucrânia no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio.
Três portos do Mar Negro foram desbloqueados no final de julho sob um acordo entre Moscou e Kiev, intermediado pelas Nações Unidas e a Turquia.