As exportações de grãos da Ucrânia desaceleraram nos últimos 10 dias, com volumes até agora este mês 9% abaixo do mesmo período do ano passado, mostraram dados do Ministério da Agricultura nesta quarta-feira (26).
A Ucrânia culpou a Rússia pelo que diz ser “atrasos artificiais” nas inspeções de navios que transportam grãos ucranianos para o exterior, resultando em uma redução significativa nas exportações, que ocorrem após um acordo intermediado pela ONU.
Em meados de outubro, o ministério havia informado que as exportações de grãos nos primeiros 17 dias do mês tinham sido apenas 2,4% menores do que no mesmo período de 2021.
Dados do ministério mostraram que as exportações até agora em outubro totalizaram 3,49 milhões de toneladas, abaixo dos 3,83 milhões de toneladas no mesmo período de outubro de 2021.
Os dados mostraram que a Ucrânia exportou um total de 12,2 milhões de toneladas de grãos até agora na temporada 2022/23 julho-junho, em comparação com 18,2 milhões de toneladas no mesmo período da temporada anterior.
O volume desta temporada inclui 4,6 milhões de toneladas de trigo, 6,5 milhões de toneladas de milho e 1 milhão de toneladas de cevada.
O governo disse que o país pode colher entre 50 milhões e 52 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e menores rendimentos.