O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima nesta quarta-feira a projeção de PIB do setor agropecuário em 2023, considerando novas estimativas mais otimistas para a safra de soja, enquanto vê uma queda menor para o setor neste ano.
Para 2023, a estimativa foi revisada de crescimento de 10,9% para alta de 11,6%, com aumento de 14,2% no valor adicionado (VA) da produção vegetal e de 1,6% no VA da produção animal.
“As estimativas do IBGE para a soja são mais otimistas do que as divulgadas anteriormente, que agora são de alta de 22,5%, ante crescimento de 21,2%. No que diz respeito à produção animal, há perspectiva de crescimento para todos os segmentos”, disse o Ipea.
O segmento de bovinos ainda deve se beneficiar da fase positiva do seu ciclo de produção em 2023 antes do início da retenção de fêmeas para reposição do rebanho.
Para 2022, a previsão que era de uma queda de 1,7% foi revisada para um recuo menor, de 1%.
A projeção do VA da produção vegetal para este ano foi revista de uma redução de 3% para queda de 2,6% em relação ao ano anterior. Para a produção animal, a estimativa de crescimento foi revista de 4,1% para 5,7%, segundo relatório.