Na noite de ontem (15), a Orbia, marketplace do agronegócio que atua no Brasil, Argentina, México e Colômbia, recebeu 120 convidados na capital paulista, para um anúncio de parceria com Itaú BBA. A maior parte dos convidados era de distribuidores de insumos em regiões altamente produtivas. O encontro serviu para a apresentação da Orbia Pag, um produto financeiro voltado para clientes da plataforma brasileira. No ano passado, 230 mil acessaram o marketplace, para fazer negócios da ordem de R$ 2,4 bilhões. O Brasil responde por 210 mil clientes.
A Orbia Pag vai funcionar como uma cessão de recebíveis. O distribuidor de insumos, como fertilizantes, medicamentos, químicos, entre outros, entrega ao produtor rural o insumo comprado e recebe o valor do produto à vista por meio da plataforma. Na outra ponta, o produtor paga no vencimento da operação diretamente ao banco, no caso o Itaú BBA, em um prazo de até 12 meses. O limite por operação, por ora, é de R$ 500 mil por CPF. O plataforma entre em modo piloto até meados de março e em seguida aberto.
“Vamos ajustando conforme forem feitas as transações com o produtor”, afirma afirmou Ivan Moreno, CEO da Orbia. “O que pensamos é fazer as análises e ir ampliando esse limite.” De acordo com o executivo, como a operação é totalmente digital, as taxas devem partir da análise de cada produtor e serão personalizadas.
A Orbia Pag quer um filão do crédito ao produtor ainda descoberto, da ordem de R$ 500 bilhões por safra. O Mapa (Ministério da Agricultura é Pecuária) estima que a necessidade de financiamento agrícola do Brasil é de R$ 800 bilhões. Desse total, os bancos públicos entram com R$ 140 bilhões, os bancos privados com R$ 54 bilhões e as cooperativas com R$ 52 bilhões em financiamentos ao produtor. O restante representa oportunidades e o mercado financeiro quer ser agente de parte delas. As iniciativas começam a ser estruturadas. Por exemplo, cerca de 60 agfintechs financiam atualmente R$ 12 bilhões ao setor, um crescimento de 59% nos últimos três anos.
Pedro Fernandes, diretor de Agronegócio do Itaú BBA, diz que atualmente a necessidade de custeio é muito maior no setor do que a disponibilidade de dinheiro no mercado. “O Orbia Pag quer facilitar e desburocratizar a vida do produtor rural, de criar uma solução financeira prática e eficiente”, afirma. Desde o ano passado, o Itaú BBA vem em tratativas para se tornar um investidor na Orbia, como acionista minoritário.
Com o novo produto, a Orbia acredita em expansão da base de cliente. Será mais fácil como “know how do Itaú BBA em oferecer acesso de forma rápida e segura a produtos de financeiros”. Outra característica do produto é que para a operação não haverá demanda nenhum tipo de garantia por parte do produtor que utiliza a plataforma da Orbia e para o distribuidor de insumos não haverá ônus em caso de inadimplência, cabendo ao Itaú BBA a cobrança. O projeto foi concebido para melhorar o fluxo de caixa dos distribuidores e reduzir os riscos da própria operação.