A consultoria Strategie Grains elevou sua previsão de produção de trigo soft da União Europeia pelo segundo mês consecutivo este ano, citando boas condições de crescimento até agora.
A empresa francesa agora espera uma produção de trigo soft da União Europeia de 129,7 milhões de toneladas na temporada 2023/24, ante uma previsão de 129,3 milhões em janeiro e uma perspectiva inicial de 128,7 milhões em dezembro, disse em um relatório.
Leia também: China se torna maior comprador de milho do Brasil em janeiro
A previsão é mais de 3% superior à produção de 2022/23, estimada em 125,6 milhões de toneladas.
As condições dos campos estavam ficando secas na França e na Espanha, mas é muito cedo para reduzir as expectativas de rendimento, disse a Strategie Grains.
O aumento previsto na produção da colheita pode contribuir para um aumento acentuado na oferta de trigo da União Europeia na próxima temporada, afirmou.
A consultoria cortou sua previsão de exportações de trigo soft da União Europeia em 2022/23 em 1,7 milhão de toneladas, para 30,1 milhões, embora tenha aumentado sua perspectiva para as exportações de 2023/24 em 0,4 milhão de toneladas, para 30,6 milhões.
“Prevemos que os grãos europeus em geral enfrentarão uma concorrência acirrada da Rússia e da Austrália nos mercados de exportação durante o restante da campanha, enquanto o trigo e o milho ucranianos importados continuam a chegar à Europa”, disse a Strategie Grains.
Para o milho, a consultoria reduziu sua perspectiva de produção de 2023/24 para 63,4 milhões, de 63,8 milhões de toneladas, reiterando que os rendimentos devem se recuperar dos níveis atingidos pela seca do ano passado, mas que a área plantada deve permanecer relativamente baixa.