A Suzano, do setor florestal, e a Raiar Orgânicos, empresa de proteínas orgânicas, anunciaram hoje (6), uma parceria para a recuperação de solos degradados e o plantio de lavoura de grãos orgânicos, como milho e soja, no município de Iaras, no interior paulista.
O projeto piloto, que abrange inicialmente 10 famílias do assentamento da reforma agrária Zumbi dos Palmares, totaliza 14 hectares e faz parte do projeto “Mapa de Oportunidades” da Suzano, que tem como objetivo identificar iniciativas de outros parceiros que tenham sinergia com a meta da empresa de retirar 200 mil pessoas da linha de pobreza nas áreas onde tem atuação até 2030.
“Com essa iniciativa será possível apoiar os agricultores familiares por meio do aprimoramento de técnicas voltadas para o cultivo de orgânicos, potencializando a aptidão já existente na comunidade”, diz Ludmila Garrossino, analista de desenvolvimento social da Suzano. A empresa tem capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, com exportação para cerca de 100 países.
A primeira etapa do projeto, que se estenderá ao longo de 2023, é recuperar solos hoje com pastagens degradadas – uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa no País – para o posterior plantio de milho e soja orgânicos.
Os grãos são a base da ração orgânica utilizada pela Raiar para alimentar seu plantel de galinhas orgânicas na granja localizada no município vizinho de Avaré, também em São Paulo. A granja possui atualmente 80 mil galinhas orgânicas e tem capacidade para alojar até 700 mil nos próximos anos.
Segundo Luis Barbieri, co-fundador da Raiar Orgânicos, lançada em 2022, transformar pastos abandonados em lavoura orgânica vai além de elevar a renda para o produtor rural. “A regeneração do solo diminui as emissões de gases de efeito estufa e coloca o pequeno produtor rural como protagonista da transformação da paisagem rural brasileira para um modelo verdadeiramente sustentável.”
Na parceria, a Suzano participa com o investimento para a compra de insumos agrícolas entregues aos produtores rurais pela Raiar, que também oferece assistência técnica rural, apoio na certificação e garantia de compra de 100% do que for produzido pelas propriedades da rede de produtores orgânicos de grãos, com prêmio de 30% sobre o valor do grão convencional. A prefeitura de Iaras também contribui com a disponibilização de equipamentos para o preparo do solo.
Além do assentamento Zumbi de Palmares, Suzano e Raiar mapearam outros dois assentamentos para a extensão das ações. Em comum, esses locais têm famílias em situação de vulnerabilidade, a necessidade de diversificação e agregação de valor na produção (hoje focada sobretudo em gado, apicultura e em frutas, legumes e verduras) e um total estimado de 90% de sua área com pastos em degradação.