A empresa de tecnologia de alimentos Enough, que tem parcerias com Unilever e Marks & Spencer, levantou 40 milhões de euros, atraindo investimentos apesar dos sinais de desaceleração no setor de carnes e proteínas alternativas.
- Inscreva sua empresa ou cooperativa no Forbes Agro100 utilizando este link
- Siga a ForbesAgro no Instagram
A Enough, que fermenta fungos para proteínas usadas em produtos substitutivos para carne de frango, moída e lácteos feitos à base de plantas, disse que a rodada de financiamento foi liderada pela empresa de capital de risco World Fund e pela CPT Capital, que foi uma das primeiras investidoras da Beyond Meat e tem uma participação na Upside Foods.
Outros participantes da arrecadação de fundos para a Enough, sediada na no Reino Unido e na Holanda, incluíram investidores existentes, como a AXA IM Alts e a empresa Olympic Investments, da família Onassis.
“A Enough fez grandes progressos nos últimos anos para lançar nossa nova fábrica na Holanda e aumentar a escala para trabalhar com clientes em todo o Reino Unido e na Europa”, disse o presidente-executivo, Jim Laird, ex-diretor executivo da Quorn, produtora de carne feita com proteína vegetal.
“Com esse novo financiamento, vamos acelerar esse crescimento”, acrescentou.
As empresas envolvidas na produção de fontes alternativas de carne e proteína dizem que estão ajudando na batalha contra mudanças climáticas, pois afirmam que seus produtos têm menos impacto sobre o meio ambiente do que a pecuária tradicional.
No entanto, há sinais de que a demanda dos consumidores por carne de origem vegetal pode estar diminuindo, com a Beyond Meat cortando no início deste mês previsão de receita anual.