As autoridades da Argélia publicaram esta semana o CSI (Certificado Sanitário Internacional) que oficializa a abertura do mercado para a carne de frango halal do Brasil. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (12) pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária, e das Relações Exteriores. A conquista foi comemorada pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal.
“Vamos focar nossa estratégia na complementação à demanda local por produtos. O Brasil tem um sólido know-how nas exportações de carne de frango Halal e poderá atender as exigências deste mercado”, exalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin. País com 44 milhões de habitantes, a Argélia era um mercado fechado às importações de carne de frango até aqui. Anualmente, o país produz 340 mil toneladas de carne de frango, o que estabelece um consumo per capita em torno de 7 quilos anuais.
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Segundo o Itamaraty, que coordenou as negociações, o acordo foi possível, “após a revisão de certificados e auditorias que subsidiaram a análise e o estabelecimento de requisitos fitossanitários para importação do produto nacional”. O Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango no mundo, consolidando-se como um fornecedor confiável e competitivo, que destina 36% da produção nacional ao mercado externo.
As exportações brasileiras do produto em 2023 atingiram, até agosto, foram de US$ 6,73 bilhões, número 5,5% superior ao total alcançado no mesmo período de 2022. No ano passado, o Brasil exportou US$ 9,52 bilhões de carne de frango, com embarque de 4,6 milhões de toneladas para 170 mercados. Os principais mercados importadores da carne de frango brasileira são China, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita.
Além de líder mundial nas exportações do setor, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango halal. Anualmente, são cerca de 2 milhões de toneladas embarcadas, em especial, para nações do Oriente Médio, África, Ásia e mesmo para consumidores muçulmanos na Europa. “É uma janela de oportunidade para os exportadores brasileiros e inclusive deveremos fazer uma ação de promoção na próxima semana na Argélia”, avalia o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.