Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Pegada de carbono entra no menu de sofisticados restaurantes e gera polêmica em Londres

Apresentado por

Pegada de carbono entra no menu de sofisticados restaurantes e gera polêmica em Londres

Especialistas dizem que taxa do clima sobre alimentos, que começou a ser cobrada no final de outubro, não promove maior consciência e educação do consumidor por causa do modelo de cobrança adotado

Tilak Doshi
05/11/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Imagens
Getty Imagens

Restaurantes com refeições chamadas de amigas do carbono cobram £ 1,23 por pessoa

Na última sexta-feira de outubro (27), o “Money Reporter” do The Telegraph, Noah Eastwood escreveu que os clientes de Londres estavam sendo cobrados por uma “taxa de pegada climática” nas contas dos restaurantes. A repórter Grace Piercey, do Express, observou que “os clientes notaram doações para um esquema chamado Carbon Friendly Dining (refeições amigas do carbono) aparecendo nas contas dos restaurantes, além das taxas de serviço”.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Os famosos chefs Marco Pierre White e James Martin estão entre os vários proprietários de restaurantes que aderiram ao esquema que cobra dos clientes 1,23 libra esterlina (cerca de R$ 7,50) por pessoa como custo do impacto ambiental da refeição, sendo o dinheiro usado para plantar árvores frutíferas em países em desenvolvimento para enfrentar o problema global do aquecimento do planeta.

Getty Imagens
Getty Imagens

O restaurante do chef Marco Pierre White é um dos locais a cobrar a taxa amiga do carbono

O site da Carbon Friendly Dining afirma que a cobrança “ajuda a contrabalançar o impacto ambiental” das refeições dos clientes e “também ajuda algumas das comunidades mais pobres do planeta”. Para os restaurantes aderentes, os novos encargos adicionais são “altamente visíveis” e “completamente opcionais”, com folhetos explicativos e disponíveis dos objetivos da iniciativa.

Os promotores do programa não hesitam em proclamar as suas virtudes: “Garante que os clientes não só desfrutem de uma excelente refeição, mas também experimentem o fator de bem-estar que advém de saberem que fizeram parte de um programa ambiental que cria mudanças positivas no mundo.” Qualquer pessoa razoável jamais se oporia a que restaurantes requintados e os seus clientes façam a sua parte pelo clima, criando mudanças positivas e ajudando comunidades pobres em todo o mundo. Certo?

Leia também:

  • Como o etanol de milho faz a economia circular girar mais rápido
  • No rótulo da embalagem dos alimentos, vem aí a pegada de carbono ou climática
  • Pegada de carbono na lavoura ganha tecnologia com certificação global
Getty Imagens
Getty Imagens

O chef James Martin também aderiu a taxa e entende que a cobrança é visível na conta e opcional

Aí vem a cutucada

A parte mais interessante deste esquema voluntário entre restaurantes e seus clientes é que “os clientes podem solicitar a retirada da nova doação de sua conta”. E esse é o empurrãozinho: você deve pedir para cancelar (explicitamente), e não concordar em aceitar (implicitamente).

A engenhosidade do requisito de “opt out” é que ele coloca o ônus da ação sobre o cliente pagante. O consumidor deve dizer ao garçom que o atende e à família ou amigos em um restaurante Carbon Friendly Dining: “não, senhor, não quero pagar £ 1,23 por pessoa, o que ajudaria salvar o planeta das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, ajudaria comunidades pobres e vulneráveis ​​em todo o mundo que poderiam ter plantado árvores frutíferas com a minha ajuda”.

Veja de onde vem isso

A opção padrão de “exclusão” neste esquema voluntário – o “empurrãozinho” – faz parte da ideia do trabalho pioneiro sobre economia comportamental realizado pelo economista e ganhador do Prêmio Nobel, Richard H. Thaler, da Universidade de Chicago, e pelo professor da Faculdade de Direito de Harvard, Cass R. Sunstein. A teoria do Nudge propõe projetos adaptativos do ambiente de decisão – “arquitetura de escolha”, no jargão – para influenciar o comportamento e a tomada de decisões de grupos ou indivíduos como você e eu.

A escolha padrão ou opção padrão no ambiente de nudging é a escolha que um consumidor “seleciona” se não fizer nada. De acordo com a literatura de economia comportamental, os consumidores raramente alteram as configurações padrão. Portanto, a natureza da opção padrão afeta fortemente o comportamento do consumidor.

Getty Imagens
Getty Imagens

De acordo com o Prêmio Nobel Richard H. Thaler ter a opção a sua frente é um estímulo para mudança de padrão

O cutucão contrasta com outras formas de atingir objetivos sociais, como a educação, onde um indivíduo decide por si mesmo depois de ser exposto a informações relevantes (por exemplo, por meio da rotulagem de um bem ou serviço). Também difere da legislação ou aplicação definitiva, onde o indivíduo não tem escolha: “é pegar ou largar, vocês nos elegeram e nós fizemos a lei com a nossa sabedoria para o bem social”.

Como testemunho do sucesso entre os políticos, foram criadas “unidades de estímulo” em todo o mundo, em nível nacional (Reino Unido, Alemanha, Japão, Singapura e outros), bem como em nível internacional (por exemplo, Banco Mundial, ONU e a Comissão Europeia).

O governo do Reino Unido foi pioneiro na adoção do modelo nudge, criando a UK Behavioral Insights Team (UKBIT) em 2010, apenas dois anos depois de Thaler e Sunstein terem publicado o seu famoso livro “Nudge”. A UKBIT é uma organização de propósito social global que gera e aplica insights comportamentais para informar políticas e melhorar os serviços públicos.

De acordo com David Halpern, CEO da UKBIT,  o objetivo “é usar esta abordagem para identificar formas discretas e de baixo custo de estimular o comportamento”. Para contar como um pequeno empurrão, a intervenção deve ser fácil e barata de evitar.

Vale registrar que nudges não são mandatos. Colocar frutas na altura dos olhos conta como um empurrãozinho, enquanto proibir junk food não. Os incentivos são agora amplamente implementados de alguma forma nas áreas de finanças, saúde pública, comportamento ambiental e escolha do consumidor em aparelhos que consomem energia e transportes.

Getty Imagens
Getty Imagens

David Halpern, CEO da UKBIT,  acredita que a abordagem é uma forma discreta e barata de estimular o comportamento

Quando uma cutucada se torna um empurrão

Diz-se que cutucar não coage, mas coloca a pessoa no estado de espírito certo para fazer a coisa certa. Que uma determinada opção (a opção padrão) é a “coisa certa” é um dado adquirido por aqueles que configuram o ambiente de escolha. O fato de aqueles que optam pela exclusão não estarem fazendo a “coisa certa” é um corolário necessário do empurrão. No empurrão, um coletivo de especialistas políticos e os seus implementadores, funcionários públicos – que se presume saberem a “coisa certa” – são encarregados de determinar as preferências do cidadão comum.

O uso da psicologia para manipular as pessoas é, obviamente, uma arte antiga e (alguns diriam) obscura, familiar aos governantes e aos seus funcionários. Ivan Pavlov, o famoso cientista russo que treinou um cão faminto para salivar ao som de um metrônomo ou campainha, teria perguntado a Lenin durante sua visita ao laboratório de Pavlov, em outubro de 1919: “Você quer dizer que gostaria de padronizar a população da Rússia? Fazer com que todos se comportem da mesma maneira?’ ‘Exatamente’, respondeu Lenin.

O primeiro uso conhecido da palavra “lavagem cerebral” na língua inglesa foi feito em um artigo de 1950 do jornalista Edward Hunter para descrever como o governo chinês parecia fazer as pessoas cooperarem com eles durante a Guerra da Coréia. Referia-se à “persuasão coercitiva” usada pelo governo maoísta na China, que visava transformar pessoas “reacionárias” em membros “de pensamento correto do novo sistema social chinês”.

  • Siga a ForbesAgro no Instagram

A moda londrina de “jantares com baixo teor de carbono” poderia empregar um empurrãozinho amigável na direção de uma humanidade empática e de uma boa gestão ambiental. Mas o que é que isto tem a ver com as operações psicológicas (“psyops”) realizadas com fins totalitários na Rússia Soviética e na China de Mao?

É uma ladeira escorregadia, como dizem, desde intrusões paternalistas até a elaboração de escolhas para influenciar o comportamento. Uma vez atenuado o conceito de soberania do consumidor, abre-se o caminho para o governo de especialistas.

Getty Imagens
Getty Imagens

A moda londrina de jantares com baixo teor de carbono pretende ser o empurrãozinho da mudança

Regra por especialistas

Curiosamente, David Halpern, chefe da ‘unidade de estímulo’ do Reino Unido, declarou recentemente que “a resposta do governo à Covid foi comprometida por uma arrogância que o Reino Unido conhecia melhor do que outros países. O orgulho na nossa ciência e nas nossas capacidades retardou a nossa capacidade de aprender lições de outros países”. Ele disse que um erro fundamental reside no “excesso de confiança e ancoragem em nossa comunidade médica especializada”.

Em áreas de “ciência instável”, como as alterações climáticas e a resposta da saúde pública à covid-19, as responsabilidades da opinião de peritos – assumindo que não está contaminada por conflitos de interesses e incentivos financeiros – devem estar sujeitas a um elevado limiar de validação do modelo, antes dos decisores políticos considerarem as próprias escolhas das pessoas.

Então, será que os restaurantes londrinos acharão o empurrãozinho da “pegada de carbono” muito barato e muito fácil de evitar? Ou será que a vergonha de dizer não à salvação do planeta e de ajudar pessoas pobres a plantar árvores frutíferas em todo o mundo, calará mais alto e os restaurantes aceitarão este empurrão do establishment climático?

Para aqueles que pensam que é uma boa troca, um jantar sofisticado e ao mesmo tempo um “fator de bem-estar”, com a virtude a £ 1,23 por pessoa, o Carbon Friendly Dining será muito bem-vindo. Os céticos climáticos de Londres, por outro lado, terão uma gama menor de restaurantes requintados para escolher.

* Tilak Doshi é colaborador da Forbes EUA e doutor em economia (tradução: ForbesAgro)

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • carbono
  • Londres
  • restaurante
  • taxa

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Destaque 1

    Uma Fintech para Simplificar a Vida Empresarial

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.