A Argentina reabriu nesta quinta-feira (14) o registro para empresas agroexportadoras oficializarem as operações de comércio de grãos, depois que o novo governo do ultraliberal Javier Milei realizou uma forte desvalorização da moeda local.
De acordo com um comunicado oficial, o registro, que havia sido temporariamente fechado na segunda-feira (11), foi reaberto às 10h30, horário local. A Argentina é um importante exportador mundial de alimentos.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Esta Subsecretaria de Mercados Agroalimentares e Negociações Internacionais informa ao Setor de Exportação sobre a abertura do Registro de Declarações Juramentadas de Vendas ao Exterior”, disse o governo.
A reabertura ocorre um dia depois que o governo de Milei, que tomou posse no domingo, desvalorizou a moeda argentina em mais de 50%.
Durante o fechamento do registro, o governo argentino também modificou um benefício para o setor de exportação vinculado a uma taxa de câmbio preferencial para incentivar as vendas.
No passado, outros governos argentinos também fecharam o registro de exportação por alguns dias, durante o processo de anúncio de mudanças econômicas importantes.
As exportações do setor agrícola e agroindustrial são a principal fonte de divisas para a economia argentina, que está atolada em uma grave crise que inclui inflação de três dígitos, reservas líquidas de divisas negativas e desconfiança na moeda nacional.