A Ucrânia exportou quase 3,7 milhões de toneladas de grãos até o momento neste mês, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano na quarta-feira (24).
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O ministério não fez uma comparação exata com o ano anterior e não forneceu explicação para o aumento registrado ante o período de 1 e 25 a janeiro de 2023, quando os embarques haviam somado quase 3 milhões de toneladas.
Na semana passada, o ministro da fazenda da Ucrânia disse que os volumes de exportação poderiam diminuir este mês devido à crise no Mar Vermelho.
As exportações de grãos da Ucrânia na temporada de comercialização de julho-junho de 2023/24 até agora caíram para cerca de 22,1 milhões de toneladas, de 25,7 milhões no mesmo período do ano passado, mostraram os dados.
As exportações incluíram 8,7 milhões de toneladas de trigo, 12 milhões de toneladas de milho e 1,3 milhão de toneladas de cevada.
Tradicionalmente, a Ucrânia envia a maior parte de suas exportações por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro.
O governo ucraniano espera uma colheita de 81,3 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com um excedente exportável em 2023/24 de cerca de 50 milhões de toneladas.