A produtividade da safra 2024 dos cafezais do sul e centro-oeste de Minas Gerais, maior estado produtor de café do Brasil, deverá superar as projeções iniciais na área de atuação da Cooxupé, disse o presidente da principal cooperativa de cafeicultores de grãos arábica do país.
“Estamos finalizando a segunda estimativa de safra, e já podemos dizer que teremos uma produtividade acima de 29,5 (sacas/hectare estimadas inicialmente)”, disse Carlos Augusto de Melo durante debate entre produtores promovido pela SRB (Sociedade Rural Brasileira).
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
As 29,5 sacas por hectare previstas inicialmente para 2024 nas principais regiões produtoras da Cooxupé ficariam abaixo das 29,8 sacas/ha registradas em 2023, segundo números da cooperativa.
Mas Melo indicou que a projeção inicial será superada, explicando que dados levantados antes pela Cooxupé eram preliminares.
Ele disse que a área em produção de café no sul e centro-oeste de Minas Gerais deverá crescer em 10 mil hectares na comparação com a temporada passada, para 187,155 mil hectares.
A produção estimada na região tem potencial de superar 5,5 milhões de sacas de 60 kg, segundo números apresentados, versus 5,3 milhões da temporada passada no sul e centro-oeste de Minas.