Saskatoon, no Canadá, é uma cidade com menos de 275 mil habitantes, famosa por duas coisas: o caráter pitoresco, no meio das pradarias canadenses, e suas oscilações extremas de temperatura – mínimas de -40°C no inverno e máximas de 37°C no verão não são incomuns.
Para a Black Fox Farm & Distillery, essas variações de temperatura são parte do que torna seu whisky único. Ao envelhecer a bebida ao ar livre – “sob o olhar vigilante da Mãe Natureza”, como descreve a co-proprietária Barb Stefanyshyn-Cote –, os barris de carvalho se expandem e contraem com as mudanças de temperatura e pressão atmosférica.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Essa “respiração” afeta a forma como todos os whiskies envelhecem, mas John Cote, também co-proprietário e marido de Barb, diz que a Black Fox é única em maximizar esse processo expondo seu whisky em envelhecimento aos elementos. “Achamos que somos a última destilaria na Terra a fazer isso”, diz Cote sobre o seu “armazém de envelhecimento” ao ar livre.
A Black Fox se associou ao Conselho de Pesquisa de Saskatchewan para rastrear o clima e estudar seus efeitos no whisky. A temperatura mais baixa registrada no pátio de maturação da destilaria é de -42°C, enquanto a mais alta é de 40°C. Em um único dia, a temperatura pode oscilar até 36 graus.
Quando as oscilações diárias de temperatura são tão dramáticas, os pesquisadores descobriram que é criado um pequeno vácuo dentro do barril, que suga o líquido que se infiltrou no carvalho do barril. Quando o vácuo é liberado com uma oscilação de temperatura reversa, o whisky em envelhecimento é empurrado de volta para as tábuas de carvalho.
Leia também:
- Diamantes e décadas em barris: quais são os 5 whiskys mais caros do mundo
- Uísque naufragado há 170 anos pode valer R$ 4,5 bi
- Quase dois séculos: Whisky escocês mais antigo do mundo vai a leilão
É um conhecimento comum que altas temperaturas amadurecem o whisky mais rapidamente (é por isso que o whisky da Índia amadurece mais rápido do que o whisky na Escócia), mas a pesquisa da Black Fox mostra que a variação de temperatura pode ter um efeito semelhante.
Cada garrafa da destilaria canadense acaba sendo única, já que cada barril é exposto a condições climáticas diferentes. Para saber mais sobre uma garrafa específica, cada uma vem com um código para os consumidores descobrirem suas especificações: o local onde o grão foi cultivado, as temperaturas que os barris suportaram e outras informações que tornam cada whisky especial.
A Black Fox vende três rótulos de seu whisky, feito de triticale, um grão híbrido de trigo e centeio. Vendido sob a marca SE Eleven, o SE Eleven Single Grain Whisky é o carro-chefe da destilaria. Ele é complementado por lançamentos especiais do SE Eleven Cask Finish Whisky e um SE Eleven Blended Whisky lançado anualmente, uma mistura dos barris favoritos da destilaria no ano. As três expressões ganharam medalhas de ouro em competições internacionais, como o World Whisky Masters e o IWSC.
Além do Canadá, a Black Fox exportou seus whiskies para Grã-Bretanha, China, Dinamarca, Alemanha e Emirados Árabes Unidos. Pode ser o único whisky no mundo onde o clima é um ingrediente.
Leia também:
- Até R$ 182 mil a garrafa: os 10 whiskies mais premium do último ano
- Escócia: uma experiência na casa do melhor uísque do mundo