As importações de óleo de palma pela Índia caíram para seu nível mais baixo em nove meses em fevereiro, uma vez que os preços mais altos levaram os compradores a reduzir as compras do óleo tropical em favor do concorrente óleo de girassol, disse um importante órgão comercial nesta quarta-feira (13).
A redução das compras pela Índia, o maior importador mundial de óleos vegetais, pode limitar a recuperação dos futuros do óleo de palma da Malásia, mas ajudará a reduzir os estoques de óleo de girassol na região do Mar Negro.
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As importações de óleo de palma em fevereiro caíram cerca de 36% em relação ao mês anterior, para 497.824 toneladas, o menor valor desde maio de 2023, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA), com sede em Mumbai, em um comunicado.
“A disponibilidade de óleo de palma para as necessidades de óleo comestível diminuiu, pois os dois principais produtores, Malásia e Indonésia, estão desviando-o para a produção de biodiesel. Isso pode resultar em um aumento nos preços este ano”, disse a SEA.
Por outro lado, as importações de óleo de girassol em fevereiro aumentaram cerca de 35%, para 297.092 toneladas, devido aos preços mais baixos e porque as remessas originalmente esperadas para janeiro chegaram em fevereiro em função de atrasos causados pelos ataques Houthi às rotas marítimas do Mar Vermelho, segundo a SEA.
Entretanto, as importações de óleo de soja em fevereiro caíram 8% em relação ao mês anterior, para 172.936 toneladas, e ficaram muito abaixo da média mensal de importações de 306.000 toneladas no ano comercial encerrado em 31 de outubro.
Isso, combinado com a queda nas importações de óleo de palma, reduziu as importações totais de óleo comestível da Índia em fevereiro para o nível mais baixo em quase dois anos, para 0,97 milhão de toneladas, informou a SEA.
Os estoques de óleo vegetal na Índia em 1º de março caíram 10% em relação ao mês anterior, para 2,38 milhões de toneladas, o menor nível em 18 meses, devido à redução das importações nos últimos meses, segundo os dados da SEA.
“Com as refinarias recompondo os estoques e as margens melhorando, poderemos ver importações mais altas em março”, disse um negociante de Nova Délhi de uma trading global.