As exportações ucranianas de trigo e milho provavelmente cairão em quase um quarto na próxima temporada 2024/25 (de julho a junho), após uma colheita menor como resultado da guerra, disse o primeiro vice-ministro da agricultura à Reuters na quinta-feira (02).
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Divulgando pela primeira vez a previsão oficial para 2024/25, Taras Vysotskiy disse que a exportação de trigo pode cair para 14 milhões de toneladas métricas, de 18 milhões de toneladas em 2023/24.
As exportações de milho podem cair de 27 milhões para 20-21 milhões de toneladas, embora os embarques de cevada devam se manter estáveis em 3 milhões de toneladas, disse ele.
Além do impacto da guerra nas terras agrícolas disponíveis, a colheita de grãos pode sofrer com geadas em maio ou com a seca em maio-junho.
Vysotskiy disse que, até o momento, as plantações estão em boas condições e o ministério “ainda não observou nenhum fator negativo que possa afetar a colheita”.
A previsão de menores exportações segue as previsões de menor produção do ministério no mês passado.
O ministério disse que a colheita de grãos da Ucrânia provavelmente cairá para cerca de 52 milhões de toneladas métricas este ano, de 58 milhões de toneladas em 2023, principalmente devido a uma área de semeadura reduzida.
A área de milho provavelmente cairá 4,5%, para 3,863 milhões de hectares este ano, de 4,043 milhões em 2023. Os agricultores também podem reduzir a área semeada para trigo de primavera e girassóis, mas espera-se que tentem compensar aumentando-a para cevada de primavera e soja.
A previsão de safra do Ministério da Agricultura mostrou que a Ucrânia poderia colher 27 milhões de toneladas de milho, 19 milhões de toneladas de trigo e 5 milhões de toneladas de cevada este ano.
A safra de grãos de 2023 da Ucrânia totalizou cerca de 60 milhões de toneladas, incluindo 22,2 milhões de toneladas de trigo, 30,5 milhões de toneladas de milho e 5,7 milhões de toneladas de cevada.
O sindicato ucraniano de comerciantes de grãos, UGA, disse em março que a safra combinada de grãos e oleaginosas para 2024 provavelmente diminuiria para 76,1 milhões de toneladas, de 82,6 milhões no ano passado — muito abaixo dos 107 milhões de toneladas de antes da invasão russa.
A UGA disse que a colheita poderia incluir 26,3 milhões de toneladas de milho, 20 milhões de toneladas de trigo e 13,7 milhões de toneladas de sementes de girassol.
A previsão oficial de exportações revelada por Vysotskiy está próxima das expectativas dos traders que, no mês passado, disseram que a Ucrânia provavelmente exportaria 13 milhões de toneladas de trigo, 20,5 milhões de toneladas de milho e 2 milhões de toneladas de cevada em 2024/25.