Na dinâmica da agroindústria alimentar, engajar o consumidor é uma meta sempre importante. Desde a proposta de venda única e atraente até a análise de dados e presença digital, há uma série de estratégias que garantem a fidelidade e satisfação do público.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A Forbes selecionou 10 estratégias para aumentar o poder de atração da agroindústria, que são eficazes para o crescimento e sucesso. Sejam aplicados por empresas experientes ou startups, essas estratégias são valiosas para navegar no competitivo cenário de alimentos e bebidas, estabelecendo conexões duradouras com os consumidores.
Confira como aumentar o envolvimento no setor agroalimentar:
Leia também:
- Como e por que a agroindústria precisa investir em IA
- Algumas lições sobre o avanço global da indústria agro
- 3 dicas para renovar a liderança no agrobusiness
1 – Crie uma USP
Recursos e ofertas exclusivas que diferenciam sua agroindústria de outras do mesmo ramo distinguem sua marca e proporcionam vantagens competitivas no mercado. Identifique qual proposta de venda sua empresa já possui ou poderia adotar – aspectos únicos, como ambiente, contextos ou conceitos inovadores – e então aproveite isso no marketing, criando uma USP (Unique Selling Proposition, na sigla em inglês), termo usado para designar inovações na área comercial.
2 – Aproveite o poder da presença digital
Websites e redes sociais estão desempenhando um papel vital na promoção bem-sucedida de muitos negócios e no aumento de suas receitas. Vejamos o caso da Starbucks, que utiliza as mídias não apenas para promoção, mas também para o atendimento ao cliente e coleta de feedback. Eles incentivam o conteúdo gerado pelo usuário por meio de hashtags como #StarbucksMoments, que ajudam a criar um senso de comunidade e promovem a marca gratuitamente.
Ao criar conteúdo online, é recomendável utilizar recursos visuais de alta qualidade, atualizar as páginas regularmente e interagir para atrair e cativar seu público. Uma boa estratégia de mídia social deve levar em conta uma narrativa que se conecte com os consumidores dos alimentos e destaque seus produtos de forma criativa.
3 – Gerencie avaliações e sua reputação online
Faça uma gestão eficaz da sua reputação online e interaja de forma proativa com as avaliações dos consumidores. Isso ajuda a mostrar a eles como sua empresa lida profissionalmente com feedbacks (positivos ou negativos), construindo confiança e credibilidade. Por exemplo, em 2009, a rede internacional de pizzaria Dominos, com sede em Michigan, nos EUA, lançou uma campanha nacional para dizer aos norte-americanos o quão ruim era a sua pizza no início e como eles deram duro para torná-la melhor. Isso mostrou transparência e esforço para melhorar a qualidade.
4 – Dê incentivos aos funcionários
Considere incentivar funcionários com recompensas baseadas em desempenho. Por exemplo, um esquema no qual todos os gerentes, ao atingirem uma determinada meta definida, recebam um incentivo chamado “dinheiro de subvenção de receita” com base no desempenho alcançado. Isso proporcionará um aumento considerável nos resultados, pois incentiva o trabalho não apenas para atingir os objetivos preestabelecidos, mas também ir além.
5 – Use análise de dados e feedback
Ferramentas de análise de dados estão aí para serem usadas. Para rastrear o comportamento, preferências e padrões de compra do consumidor. Colete feedbacks por meio de pesquisas on-line e físicas para, em seguida, aplicar esses insights na compreensão da sua própria experiência, identificar áreas de melhoria, refinar suas ofertas e aumentar a satisfação desses clientes. Por exemplo, se em uma coluna de comentários solicitam a introdução de um determinado tipo de produto, assim que a empresa cumprir essa demanda, terá certamente um aumento na procura.
6 – Envolva-se com causas sociais
A RES (responsabilidade social corporativa, em inglês) é uma demonstração de compromisso com a sociedade e promove a fidelidade e presença da marca. Considere apoiar e promover eventos ou iniciativas locais para se conectar mais com seu público-alvo.
7 – Aproveite prêmios e reconhecimento
Apresentar conquistas da sua empresa gera um grande impacto. Quando um produto obtém uma pontuação de excelência em sua categoria, por exemplo, expor isso no menu promove um aumento imediato na demanda. Detalhes aparentemente pequenos têm impacto.
8 – Promova a inovação na agroindústria
É fundamental para qualquer empreendimento inovar constantemente e testar limites para se manter competitivo. A inovação pode assumir muitas formas; em uma microcervejaria, por exemplo, isso pode incluir a criação de receitas exclusivas de coquetéis, ou alimentos e bebidas que atendam às diferentes preferências dos consumidores. Também se recomenda fazer especialidades sazonais, como pratos temáticos de Natal, por tempo limitado.
9 – Maximize a mídia impressa e o marketing offline
Existem inúmeras maneiras fora do meio digital para atualizar seus consumidores sobre lançamentos e promoções, usando plataformas de publicação específicas. Considere anunciar em revistas relacionadas às ofertas da sua marca e procure competições nas quais possa não apenas exibi-la, mas também aprender e crescer. Isso promove o reconhecimento, garantindo fidelidade à marca.
10 – Mantenha-se fiel aos produtos
Não ignore a importância de manter a qualidade e concentre-se em seus principais produtos ou serviços. Quem trabalha no setor de bebidas, naturalmente, deve permanecer fiel às cervejas, vinhos ou destilados que produz. Mais esforço e importância devem ser dados aos rótulos pelos quais se tem reconhecimento, embora os demais elementos não devam ser ignorados.
*Vinay Chandrashekar é colaborador da Forbes EUA e membro do Forbes Council, que reúne líderes empresariais. Ele é cervejeiro e fundador da Long Boat Brewing Co., em Bangalore, na Índia.